terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bolsa de estudo no Japão - MEXT


O Governo do Japão através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia oferece seis tipos diferentes de bolsas de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas. As bolsas de estudo são intermediadas pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, desde 1956.
Para cada bolsa há um processo seletivo distinto. Veja o que cada uma oferece:



1- Bolsa de pesquisa (pós-graduação)
Bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado e prorrogar a bolsa, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Para aqueles que não têm o domínio da língua japonesa será ministrado, no Japão, um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa.
Requisitos e documentos necessários.

2- Bolsa de graduação
Bolsa para cursar a graduação em uma universidade japonesa, inclui também um ano de curso preparatório no Japão.
Requisitos e documentos necessários.

3- Escolas técnicas superiores
As Escolas Técnicas Superiores do Japão têm a duração de 5 anos para os estudantes japoneses formados no 1º grau (equivalente a 9 anos de estudo). A bolsa permite que o bolsista ingresse no 3º ano destes cursos, após 1 ano de curso de língua japonesa. Os bolsistas com bom desempenho poderão solicitar a prorrogação da bolsa por mais 2 anos, transferindo-se para o 3º ano do curso universitário, com exceção do curso de marinha mercante.
Requisitos e documentos necessários.

4 - Bolsa para curso profissionalizante
Os Cursos Profissionalizantes no Japão têm a duração de 3 anos. Após 1 ano de curso preparatório e aprendizado de língua japonesa, o bolsista ingressará na escola profissionalizante determinada pelo governo japonês, para um curso de 2 anos. Esta bolsa visa proporcionar o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional.
Requisitos e documentos necessários.

5 - Treinamento para professores do ensino fundamental e/ou médio
Bolsa para realização de pesquisas relacionadas à educação escolar em universidades japonesas. O público alvo ((professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do ensino fundamental e/ou médio) deve ter o domínio da língua japonesa ou inglesa e comprovar 5 anos de experiência.
Requisitos e documentos necessários.

6 - Língua e cultura japonesa
Bolsa para estudantes universitários de língua, literatura ou cultura japonesas que visa o aprimoramento em universidades japonesas.
Requisitos e documentos necessários.

O horário de informações pelo telefone é de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados),
das 9:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30 (Depto. Cultural)
Tel: (11) 3254-0100

Fonte:www.sp.br.emb-japan.go.jp/pt/cultura_bolsa1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo