quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Daruma

O boneco daruma representa, para a tradição japonesa, a sorte e a realização dos desejos.
Segundo a lenda, daruma é um boneco que representa o monge Bodhidharma, fundador do Zen-budismo. Dizem que ele permaneceu 09 anos meditando face a uma parede do templo Shorin, em posição sentada em busca de iluminação, por isso seus braços e pernas se atrofiaram. Em razão disso o boneco não tem esses membros e simboliza perseverança e esforço contínuo, pois por mais que tentemos derrubá-lo ele sempre volta a posição vertical. Mesmo após uma queda, levanta-se prontamente e parte para uma nova investida.
O daruma tornou-se símbolo de perseverança. Assim, diz a lenda, faz-se um pedido e desenha-se um olho no daruma, em seguida coloca-se o pedido dentro do daruma, através do furo localizado em seu fundo. Lute e esforce-se para realizar o seu pedido. Quando se realizar, pinte o outro olho do daruma.

16 comentários:

  1. Olá,meu nome é Karla.Ganhei um Daruma a muito tempo porem, fiz um pedido que não tem como se realizar 100%.Gostaria de saber como me desfazer dele, e se eu quebrá-lo pode me causar algum mal?

    ResponderExcluir
  2. o Ideal é você levá-lo até um templo budista para que eles queimem, dependendo da sua região, talvez não tenha um, ai o ideal a fazer é queimá-lo no ano novo.

    Boa sorte

    Att: Cori

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER O QUE ACONTECE QUANDO QUEBARM O SEU DARUMA SEM REALIZAR O PEDIDO,NAO CHEGUEI A PINTAR O OUTRO OLHO,ME RESPONDAM , DEVO GANHAR OUTRO OU O PEDIDO JA ERA, NAO VAI ACONTECER

    ResponderExcluir
  4. o Ideal é você levá-lo até um templo budista para que eles queimem, dependendo da sua região, talvez não tenha um, ai o ideal a fazer é queimá-lo no ano novo.
    Boa sorte

    Rpsana Kamiya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma dúvida:Devo levar tambem para queimar o papel com o pedido

      Excluir
  5. Meu Daruma tinha os dois olhos pintados, e o pedido se realizou! Mas hoje ele quebrou do nada! O que nada pode acontecer???

    ResponderExcluir
  6. Ganhei um Daruma de presente com um olho só pintado, realizei o meu objetivo prometido ao Daruma e pintei o segundo olho dele, para prometer outro objetivo posso apagar o olho dele ou devo ganhar/comprar outro Daruma ??

    ResponderExcluir
  7. Fiz um pedido ao meu Daruma. Mas me arrependi pq tenho medo que para que ele se realize, algum mal aconteca a pessoa a qual o pedido se refere. O que fazer?

    ResponderExcluir
  8. Eu quebrei o meu Daruma hoje. Ele ficava no meu altar, e o que mais me chamou a atencao e que eu realmente havia me esquecido do meu compromisso ou comprometimento. Ate por isso acho que eu por descuido o quebrei. O simbolismo foi bem forte para mim, para ver que nossa vida, nossos desejos e anseios nao podem ser estaticos ou cravados num passado. O budimso nos ensina estar em paz aceitando que o universo nao e estatico. Acho que quebrar sua Daruma, ou se ela se quebrou torna-se um momento para rever, ou re avaliar o desejos e anseios presentes. Ter a minha Daruma quebrada foi uma grande e inesperada licao. De desapego e revisao do meu momento presente. Daniel Souza - Sao Paulo

    ResponderExcluir
  9. Olá. devo queima-lo no ano novo chinês ou brasileiro? beijos. me responda no email. ligia.coutosilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Comprei um Daruma, mas ele veio com o olho pintado. Eu posso apagar ele e fazer meu pedido e pintar eu mesma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao se deve comprar um daruma, deve-se ganha-lo

      Excluir
  11. o meu pedido não se realizou... posso fazer outro pedido com o mesmo daruma. Somente um dos olhos esta pintado

    ResponderExcluir
  12. Bom dia.
    Ganhei um Daruma, pintei o olho, fiz o pedido, o mesmo se realizou a mais ou menos 1 ano e 4 meses. Porém hoje ao ir limpar o mesmo caiu e quebrou.
    Não queria me desfazer dele.
    Posso colar ?
    Ele quebrando trará algum mau presságio ?
    Como devo prosseguir ?

    ResponderExcluir
  13. Devo levá-lo em templo budista de qualquer ordem ?

    ResponderExcluir
  14. Próximo a realização do meu pedido, por um descuido meu daruma quebrou, continuei com ele no altar, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir

Irashaimasse

Seja bem vindo