terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Missô - pasta de soja

O missô é uma pasta de soja fermentada, muito utilizada na culinária japonesa. Sua origem é dividida pela China e pela Península Coreana.
Missô, massa de soja com acréscimo de pequena porção de arroz, é um saboroso tempero, rico em proteínas, produzido por métodos de fermentação 100% natural. Nutritivo e saudável, o missô pode ser incluído na alimentação diária, por trazer vários efeitos positivos à saúde. Como missô é um alimento a base de soja, possui nas devidas proporções os mesmos benefícios, entre eles:
-contribui para a redução do colesterol ruim;
-colabora na fixação do cálcio nos ossos;
-auxilia a diminuir os desconfortos da menopausa;
-ajuda a prevenir o câncer de próstata, de mama e de cólon do útero;
-melhorar a elasticidade da pele;
-mantém a memória e estimular o cérebro;
-elimina as toxinas encontradas no corpo;
-é rico em ferro, nutriente e baixas calorias.

Há dois tipos de missô:
- Missô Aka
Por possuir soja na maior parte de sua formulação, apresenta coloração e sabor mais acentuados. Ideal para dar um toque especial nos mais variados pratos, como sopas, pães, carnes, feijão, legumes, entre outros.

- Missô Shiro
A mesma base do missô aka, porém com acréscimo de arroz em sua composição. Por isso, tem coloração mais clara e sabor mais suave. Pode ser usado como base de muitos pratos e variados tipos de alimentos como uma alternativa de tempero leve e saboroso nas preparações do seu dia-a-dia.
Para se escolher um bom missô, ele deve apresentar uma cor viva e brilhante (nunca acinzentada ou irregular), ter um aroma agradável (não ácido, químico ou ter aroma excessivamente acentuado de soja) e ter uma textura suave.

3 comentários:

  1. Tem gosto parecido com o que?

    ResponderExcluir
  2. de gergelim, milho, canjiquinha, uma mistura dos três. Eu gostei muito, mas o pote custa na faixa de 12,00 reais no ES.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se em inglês o missô é chamado de shiny soybean paste.
    Estou gostando muito da página.

    ResponderExcluir

Irashaimasse

Seja bem vindo