sexta-feira, 28 de maio de 2010

Culinária Tradicional Japonesa e suas adaptações

O Projeto Saberes dos Sabores da Fundação Japão prossegue em junho com a palestra “Culinária Tradicional Japonesa e suas adaptações”. A diferença entre a culinária tradicional japonesa e a cozinha adaptada aos paladares brasileiros será enfocada na palestra gratuita da Shizuko Yasumoto, no dia 02 de junho, às 19h30 no Espaço Cultural da Fundação Japão.
Somente no dia da palestra, acontece uma exposição de fotografias sobre os aspectos da culinária japonesa com a curadoria do fotógrafo Ricardo Miyajima da Editora JBC.
Japonesa Shizuko Yasumoto imigrou para o Brasil há 40 anos. Especialista em culinária japonesa, foi professora de 1970 a 2000, fundou o “Centro Culinário Master Cooking” e é autora de livros como "Cozinha Regional Japonesa", de 2009,“Peixes de Frutos do Mar: Saboreando e Conhecendo”, de 2007, “A Vida está no Alimento”, de 2001 e "Conheça o Verde", de 1998.
Shizuko já participou de outra edição do Saberes dos Sabores, em 2007, com o tema "Perspectivas da Culinária Japonesa no Brasil", com participação de jornalistas, empresários e chefs.

Histórico
O projeto foi iniciado em novembro de 2006, com uma palestra do editor de Gastronomia da Revista Veja em São Paulo, Arnaldo Lorençato, que foi convidado pela Japan Foundation para conhecer a cultura gastronômica do Japão, desde os restaurantes mais requintados e tradicionais, até a comida popular. Lorençato é hoje uma referência na área culinária no Brasil, e sua visão experiente deu o norte para este projeto.
No decorrer de 2007, foram realizados mais 12 encontros, onde foram discutidos temas como "Sushi: Sabor Milenar" (com o autor do livro homônimo Sérgio Holzmann), "Cerâmica e Gastronomia" (com a ceramista Hideko Honma), um encontro inusitado entre o chef Jun Sakamoto e o estilista Jum Nakao falando sobre Gastronomia como Design entre outros.
No final de 2008, o projeto estréia na JBNTV (canal 142 da Sky), com 11 capítulos dedicados a diversos aspectos da culinária japonesa, veiculado em caráter nacional.

Serviço
Projeto Saberes dos Sabores
Palestra “Culinária Tradicional Japonesa e suas adaptações” com Shizuko Yasumoto
Data: 02 de junho de 2010 (quarta-feira)
Horário: 19h30 às 21h30
Local: Espaço Cultural Fundação Japão
Av. Paulista, 37- 1º andar - Paraíso - São Paulo
A palestra será em japonês com tradução consecutiva.
Entrada gratuita
É necessário efetuar inscrição prévia, enviando nome completo e telefone para: info@fjsp.org.br
Acesso para portadores de necessidades especiais
Vagas: 100 lugares
Informações: (11) 3141-0110 / 3141-0843
Realização: Fundação Japão em São Paulo
Apoio: Editora JBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo