quinta-feira, 20 de maio de 2010

Robô ministra cerimônia de casamento realizada no Japão

Na cidade de Tóquio, casal celebrou o matrimônio sob a tutela do I-Fairy, robô de R$ 125 mil que deu todas as coordenadas do casamento
Um casamento no Japão foi ministrado por um robô de um metro e meio com olhos piscantes, chamado I-Fairy. A cerimônia realizada neste domingo (16) foi a primeira feita por um robô, segundo a empresa fabricante Kokoro.
“Por favor levante o véu da noiva”, disse o robô com a voz fina, enquanto levantava os braços para que o casal se beijasse, diante de uma plateia de, aproximadamente, 50 convidados.
O casamento aconteceu em um restaurante no alto de um edifício, no centro da cidade de Tóquio. O I-Fairy vestiu uma coroa de flores e ministrou a cerimônia. Fios saíam por debaixo do robô e passavam por uma cortina preta, onde um homem agachado pressionava botões de comando em um computador.
O governo japonês incentiva ativamente as pesquisas no campo da robótica, por isso o país tem uma das indústrias cibernéticas mais avançadas do mundo. Nas fábricas já é padrão o trabalho dos robôs, agora as empresas fabricantes procuram fazer dos robôs, parte da vida cotidiana.
A Honda faz um robô que anda e tem a estatura de uma criança, e algumas empresas já os desenvolveram para entreter idosos ou jogar baseball. A Kokoro, cujo lema global é “tocar o coração das pessoas’, também fabrica dinossauros robôs gigantes para exibições, e androids humanizados que são capazes de rir.
A noiva de 36 anos, Satoko, que trabalha na Kokoro, se divertiu com a cerimônia pouco usual: “Foi muito legal. Acho que os japoneses tem uma forte ideia de que os robôs são nossos amigos. Os que trabalham na indústria de robótica pensam assim, mas, em geral, as pessoas querem que or robôs sirvam para algum propósito”.
O noivo Tomohiro Shibata, 42, que é professor de robótica no Instituto Nara de Ciência e Tecnologia, também gostou, mas acha que é preciso mais desenvolvimento: “Seria legal se os robôs fossem um pouco mais inteligentes, mesmo assim ela (o I-Fairy) é muito boa em se expressar”.
O I-Fairy custa, aproximadamente, R$125 mil. Segundo a empresa, três modelos já estão em uso em Singapura, nos EUA e no Japão. Os movimentos do robô são, primordialmente, pré-programados.
Fonte: Abril.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo