quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Futon (Acolchoados japoneses)

Um conjunto tradicional de futon inclui shikibuton (futon inferior), kakebuton (futon superior) e makura (travesseiro).
O shikibuton é usado como um colchonete; geralmente é recheado com algodão e coberto por um shikifu (lençol). Embora muitos japoneses durmam em camas nos dias de hoje, ainda é comum dormir em um futon, colocado sobre o chão.
O kakebuton é coberto com capa protetora específica para ele. Pode ter o recheio de algodão ou de penas, pois os japoneses usam diferentes tipos de futon (leves ou pesados), dependendo da estação do ano. Futon feito de penas são leves e confortáveis, mas mais caros.
O futon é geralmente guardado durante o dia, em uma despensa chamada oshiire, que tem fusuma (portas deslizantes) e geralmente é dividido em duas prateleiras.
Casas japonesas geralmente são pequenas e não possuem muitos cômodos, por isso estes são utilizados com dupla função. Durante o dia, um cômodo pode ser usado como escritório, depois que o futon for recolhido e guardado.

Fonte: Aliança Cultural Brasil Japão

2 comentários:

  1. Seria interessante você dizer quais fornecedores você considera de boa qualidade, eu por exemplo comprei da Futon Company, e estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz, obrigada pela visita ao blog e valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir

Irashaimasse

Seja bem vindo