
O shinkansen atingiu 330 quilômetros por hora e estabeleceu um novo recorde. A viagem faz parte da campanha da JR para vender o trem-bala para o exterior e que conta com o apoio do governo do Japão.
Para chegar a esta velocidade, o shinkansen é dotado de vários motores independentes colocados em cada um dos vagões, mas que trabalham de maneira sincronizada. É essa tecnologia que faz o N700 acelerar de zero a mais de 300 km/h em apenas três minutos. Graças ao novo desenho do bico (em forma de bico de pato), mais aerodinâmico e com nada menos que 11 metros de comprimento, o N700 consome 20% menos energia. Um novo sistema faz com que o trem trafegue em velocidade segura nas curvas como forma de evitar acidentes.
O modelo incorpora também outras facilidades para os passageiros. Em cada assento há tomada de energia (ninguém mais precisa ficar preocupado com a carga da bateria do notebook, por exemplo) e até conexão de internet de alta velocidade.
Os vagões de primeira classe (Green Car) são ainda mais sofisticados e confortáveis. As poltronas são amplas e podem ser reclinadas até 120 graus, colocando o passageiro praticamente na vertical, sem atrapalhar quem fica atrás e nem ser incomodado pelo da frente. Tem ainda luz individual para leitura e canais de áudio exclusivos.
A versão N700 entrou em operação em julho do ano passado no trajeto de 550 km entre Tóquio e Osaka, da linha Tokkaido. Os planos da JR é colocar, até 2011, em toda rede atendida pela empresa, 54 trens de 16 vagões do novo modelo, com capacidade para 1.323 passageiros cada um.
No Japão, o trem-bala é o principal meio de transporte de longa distância. Por ano, 151 milhões de pessoas usam as várias linhas que cortam o país, segundo a Central Japan Railway Co. Nestes 45 anos de funcionamento, calcula-se que já tenham sido transportados seis bilhões de passageiros, sem nenhuma morte em um acidente. A eficiência é impressionante. Na linha Tokkaido, a mais movimentada, que liga Tóquio a Hakata, no sul do Japão, num percurso de cinco horas, o maior atraso registrado neste ano foi de 36 segundos. Isso mesmo: menos de um minuto!
Para o futuro, a grande aposta da Japan Railway é o Maglev, que já vem sendo testando há alguns anos. Este novo trem de alta velocidade chega a mais de 500 km/h, por meio da levitação magnética. Deve entrar em funcionamento a partir de 2025 entre Nagoya (Aichi) e Tóquio.
No Brasil, o primeiro trem de alta velocidade (TAV) deverá ligar o Rio a São Paulo e Campinas. O custo estimado é de R$ 31 bilhões e a previsão é que esteja pronto até 2014, antes do início da Copa do Mundo de futebol. Ao todo, a linha terá 503 km de trilhos. A velocidade chegará a 360 km/h, ligando São Paulo e Rio em apenas 85 minutos. A freqüência será de um trem a cada 15 minutos e cada um com capacidade para 855 passageiros.
Está prevista ainda uma linha de conexão ligando o Aeroporto Internacional de Cumbica, com Viracopos, em Campinas
Estima-se que o shinkansen brasileiro transportará entre 8 milhões e 10 milhões de passageiros ao ano. A passagem custará em torno de R$ 120.
Fonte: Jornal NippoBrasil / Foto: Kyodo News
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