quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Shouga (gengibre)

Ingrediente está presente na culinária japonesa desde os tempos antigos
O shouga (gengibre) é um dos alimentos utilizados desde os tempos mais antigos no Japão. Além de cumprir uma grande função como um atrativo ao paladar, possui propriedades como remédio universal, já que age contra vários tipos de sintomas.
Nativo da Índia, o shouga é utilizado comumente como remédio e foi levado para a Roma e a Grécia por mercadores locais. Em livros de medicina chinesa datados do século IV de a.C., há informações referentes ao shouga e a suas propriedades contra mal-estar, diarréia, dor de estômago, cólera, dor de dente e até hemorragia. No Japão, essa pequena iguaria chegou por volta do século III a.C., mas as plantações foram iniciadas apenas no século XIX. Até hoje, mesmo no Japão, o shouga tem utilização no campo médico e está presente nas mesas japonesas.

Na cozinha
No campo da culinária, o shouga mostra seu atrativo como tempero, dando um toque ao paladar. No shougayaki, prato com carne de porco cortada em tiras finas e assada em uma panela com shouyu e shouga, este cumpre sua função de realçar o sabor da carne. Também serve para anular o mal cheiro de peixes e carnes, e pode ser utilizado em sopas e assados. Além disso, o shouga é consumido para “limpar” o gosto de um prato e preparar a pessoa para consumir um outro tipo de alimento. Na Índia, ele é utilizado para incrementar o gosto apimentado do kare (curry). No Japão, o shouga tem sido utilizado como um antifebril, no início de um resfriado, na forma shougayu, uma bebida quente com o shouga ralado e muito açúcar, que combate os sintomas da gripe.

Curiosidades medicinais
O shouga, utilizado como remédio na medicina chinesa, é recomendado para aliviar mal-estar e até para combater efeitos colaterais de outros remédios. Seco, cozido no vapor, o shouga tem efeito revitalizador. Além disso, seu gosto apimentado dá a sensação de aquecer o corpo no período do inverno.
Fonte: NippoBrasil; Foto: Jin Yonezawa/NB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo