sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Número de ideogramas básicos sobe para 2.136

O ministério da Educação anunciou que os ideogramas poderão ser utilizados nos exames universitários a partir de 2015
O governo acrescentou 196 ideogramas chineses a lista oficial de kanjis usados no cotididano japonês. A decisão foi tomada neste mês aumentando para 2.136 o número de ideogramas básicos da língua japonesa.
Os principais ideogramas incluídos na lista foram os “Joyo Kanji Hyo” utilizados para nome de doenças, províncias e animais, dentre outros.
Esta foi a primeira vez que a Agência de Cultura do ministério da Educação revisou o “Joyo Kanji” depois de 1981, quando os 1.945 ideogramas básicos foram definidos. A Agência iniciou em 2005 as reuniões de estudos para aumentar os ideogramas oficiais porque os computadores permitiram a muitos japoneses escreverem ideogramas mais difícieis usando o teclado.
O “utsu (鬱)” é um dos novos ideogramas chineses adotados, que significa depressão e é composto por 29 traços. Antes ele era escrito somente em hiragana “ うつ” ou katakana “ ウツ” por causa da grande quantidade de traços. Atualmente, o ideograma é muito utilizado e, devido o teclado, pode ser escrito facilmente.
Muitos dos ideogramas utilizados para nomes de lugares também entraram para a nova lista básica como “ibara (茨)” para a província de Ibaraki, “tochi (栃)” para Tochigi, “sai (埼)” para Saitama, “oka (岡)” para Okayama, “kama (鎌)” para Kamakura e “kan (韓)” de Kankoku para Coreia do Sul.
Foram agregados aindo outros tipos de ideogramas como “makura (枕)” travesseiro, “tora (虎)” tigre, “kame (亀)” tartaruga, “kuma (熊)” urso, “tsume (爪)” unha, entre outros.
O ministério da Educação anunciou na quarta-feira (8) que os 2.136 ideogramas poderão ser utilizados nos exames universitários a partir de 2015.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo