quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bolsa MEXT: Inscrições abertas para "Treinamento para Professores do Ensino Fundamental e/ou Médio".


Bolsa de estudos MEXT – Treinamento para professores
(ensino infantil, fundamental e/ou médio)
Bolsa oferecida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) para realização de pesquisas, em universidades japonesas, relacionadas à educação escolar. O programa tem como público alvo professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do ensino infantil, fundamental e/ou médio que tenham o interesse de aprofundar os seus conhecimentos na área da educação e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

Bolsa de estudos MEXT – Treinamento para professores
Regulamento para o Processo de Seleção 2014
1) Requisitos

a) Nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa)
b) Idade: até 34 anos em 01/04/2014 (nascidos após 02/04/1979)
c) Nível universitário ou magistério
d) Experiência mínima de 5 anos, em  01/04/2014, como professor de ensino infantil, fundamental e/ou médio (Rede Estadual, Municipal ou Particular) ou orientador pedagógico, assistente educacional, diretor, etc.
e) Exercendo a função atualmente
f) Fluência em língua japonesa ou inglesa
g) Disposição para aprender a língua japonesa e desenvolver a pesquisa nessa língua
h) Disponibilidade de embarque em outubro de 2014 ou conforme estabelecido pela universidade (Possibilidade de chegada até o início do curso)
i)  Boa saúde física e mental
j)  Intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa na profissão após o retorno
k) Excluem-se militares da ativa 
l)  Excluem-se ex-bolsistas do MEXT com menos de 3 anos de retorno
m) Excluem-se estudantes que receberão bolsas de estudos de outras instituições durante o período de recebimento da bolsa MEXT

2) Duração da Bolsa
1 ano e 6 meses (Outubro de 2014 até Março de 2016)
* Curso de língua japonesa nos primeiros 6 meses da bolsa (conforme universidade escolhida)

3) BenefÍcios
a) Valor da Bolsa: ¥ 143.000 ienes mensais (sujeito à pequena variação)
b) Passagem de ida / volta
c) Isenção de taxas escolares
* Para manter os benefícios, o bolsista precisa obter boas notas e boa freqüência durante o curso.
* Caso o bolsista não embarque na data estabelecida pelo MEXT, as despesas da passagem serão arcadas pelo próprio.
* Em caso de abandono do curso, o próprio arcará com as despesas da passagem de retorno.

4) Inscrição gratuita
Período: 03 defevereiro a 10 de março de 2014
Período de Inscrição via correio ou procuração: 03 defevereiro a 05 de março de 2014 (Obs. o Consulado enviará e-mail de confirmação de inscrição. O candidato que não receber este e-mail deve entrar em contato)
Horário: 09:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 (De segunda a sexta-feira)
Local: Consulado Geral do Japão - Av. Paulista, 854 -3º andar - SP (Departamento Cultural)  CEP 01310-913
*O candidato deve ser residente e domiciliado em nossa jurisdição (São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Região do Triângulo Mineiro; candidatos de outras localidades devem procurar o Consulado de sua região.
*Inscrições pessoalmente ou por meio de procuração: acesse modelo de procuração. [PDF] (Atenção: caso o candidato seja menor de idade, enviar procuração sem firma reconhecida, porém a cópia do RG do candidato deverá ser autenticada)
*Inscrições via correio: postagem de todos os documentos necessários e firma reconhecida na assinatura do formulário de inscrição. (Atenção: caso o candidato seja menor de idade, enviar formulário sem firma reconhecida, porém a cópia do RG deverá ser autenticada)

5) Documentos necessários
a) Ficha de Inscrição disponível na homepage ou no Consulado
(clique aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição)
b) 2 fotos 3 x 4 (recentes e iguais)
c) Cópia simples da Cédula de Identidade RG *
d) Cópia simples do Histórico Escolar da Universidade *
e) Cópia simples das declarações das escolas comprovando os 5 anos de experiência escolar*
f) Carta de Recomendação do Diretor ou superior da escola onde está atuando atualmente. Caso necessite de modelo, clique aqui para fazer download do formulário. g) Currículo
h) Projeto de estudo redigido em língua portuguesa
*Após a entrevista, caso o candidato seja indicado será necessária a documentação original.
*O projeto deverá ter no máximo 6 páginas em papel A4, fonte Arial 12, espaçamento 1,5 cm, margem superior e inferior 2,5 cm, margem direita 2,5 cm, margem esquerda 3 cm.
*O candidato deverá verificar antecipadamente a área de estudo, o curso e a universidade japonesa em que gostaria de pleitear o treinamento através do catálogo disponível no Consulado.
*Os cursos oferecidos são basicamente nas áreas de Administração Escolar (ex.: Administração e Finanças Escolares, Administração de Escolas), Método Educacional (ex.: Processo do Ensino, Desenvolvimento Curricular, Avaliação Educacional), Estudo de Matérias Específicas (ex.: Matemática, Física, Química, Educação Física) e Atividades Práticas (ex.: Inspeção das Aulas, Participação das Atividades Extra-Curriculares Especiais, Visita aos Centros de Pesquisas Educacionais).
*Para informações gerais sobre as univesidades japonesas, acesse os sites da Japan Student Services Organization (JASSO) : http://www.jasso.go.jp/ , ou a "Study in Japan: Comprehensive Guide" http://www.studyjapan.go.jp . Este último contém os exames do ano anterior, dicas de estadia no país, depoimentos de ex-bolsistas e relação de associações mundiais de ex-bolsistas.
*Os documentos entregues ao Consulado não serão devolvidos em hipótese alguma.

6) Seleção
6.1) Exame escrito de Língua Japonesa e Língua Inglesa: Gramática e interpretação de texto, é necessário obter uma boa pontuação em um dos exames (prevalece a maior nota)
Data: 12 de março de 2014 às 14:00
Local: Consulado Geral do Japão em São Paulo – Av. Paulista, 854  3º andar
*Apenas os candidatos com bom desempenho no exame de línguas terão a documentação e o projeto analisados.
6.2) Entrevista para os aprovados no exame de línguas:
Data: 13 de março de 2014 (horários a serem definidos)
Local: Consulado Geral do Japão em São Paulo – Av. Paulista, 854  3º andar

Observações importantes:
*Antes do embarque, é desejável que o candidato estude a língua japonesa e busque o máximo de informações sobre o clima, os costumes e a universidade do Japão.
*É recomendável que o bolsista providencie cerca de U$1500 para qualquer imprevisto após a chegada.
*Moradia:
1- Alojamento da JASSO:
Nas regiões de Tóquio, Osaka e Kobe existem alojamentos administrados pela JASSO. Aqueles que optarem por estudar nessas regiões podem solicitar vagas para residir nestes alojamentos. No entanto, as vagas são limitadas e não é possível atender a todos os bolsistas que efetuarem a solicitação. (A solicitação deve ser efetuada após a aprovação)
2- Alojamento das universidades japonesas:
Atualmente cerca de 90 universidades nacionais japonesas possuem alojamentos         exclusivos para estudantes estrangeiros. Aqueles que se matricularem em uma dessas universidades poderão residir em seus alojamentos. No entanto, as vagas são limitadas e não é possível atender a todos os bolsistas que efetuarem a solicitação. (A solicitação deve ser efetuada após a aprovação)
3- Alojamento particular e outros:
Aqueles que não conseguirem moradia nos alojamentos da JASSO ou das Universidades, poderão residir em outros alojamentos das universidades não exclusivos para estrangeiros, ou em alojamentos particulares indicados pela universidade. Existe uma grande dificuldade em encontrar alojamentos para casais ou famílias.  É recomendável que o bolsista nestas condições embarque primeiro e providencie a moradia para o casal.  (A solicitação deve ser efetuada após a aprovação)
*A priori as aulas, pesquisas e orientações são realizadas em língua japonesa.
*Em geral bolsistas com pouco conhecimento da língua japonesa fazem o curso de 6 meses de língua em instituições indicadas pelo MEXT, e depois seguem para as universidades onde realizarão suas pesquisas. No entanto, caso o bolsista não apresente um bom desempenho nos 6 meses de curso de língua japonesa e seja constatada a falta de condições para a pesquisa em sua área, a bolsa será cancelada.
*Uma vez aprovado, o bolsista não poderá transferir-se para outra universidade.
*Ao término da bolsa, a universidade japonesa emitirá um certificado de conclusão de curso. No entanto, este programa não tem por objetivo a obtenção de um título acadêmico. Além disso, não é possível ingressar no mestrado ou no doutorado durante ou imediatamente após a conclusão deste curso.

imageInformações detalhadas sobre o processo seletivo 2014:
Em inglês (pdf)
Em japonês (pdf)



Contato:
Consulado Geral do Japão em São Paulo
O horário de informações pelo telefone é de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados),
das 9:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30 (Depto. Cultural)
Tel.: (11) 3254-0100
e-mail: cgjcultural5@sp.mofa.go.jp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo