sexta-feira, 23 de março de 2012

Hina Matsuri – Festival das Meninas no Pavilhão Japonês

No final de semana dos dias 24 e 25 de março, das 10h às 17h, o Pavilhão Japonês, localizado no Parque do Ibirapuera, recebe seus visitantes com as atividades culturais programadas para o Hina Matsuri – Festival das Meninas.

Na programação estão as brincadeiras tradicionais, como o ayatori (criar formas com barbante) e otedama (jogo utilizando saquinhos) e o público ainda terá a oportunidade de experimentar os happi (vestes costumeiramente usadas em festivais japoneses), além de aprender a etiqueta e manuseio dos hashi (“palitinhos” que substituem os talheres nas refeições).

Entre os workshops, oficinas de oshibana art (trabalho usando flores e folhas secas prensadas), furoshiki (técnicas tradicionais de embalar objetos com tecido) e origami (a arte japonesa das dobraduras em papel).

Outras atrações do evento são a exposição do acervo do Pavilhão Japonês e a das peças do Consulado Geral do Japão em São Paulo, que inclui o hinadan (enfeite composto por bonecos que representam a corte do período Heian); e um mostra com algumas obras da ceramista Hideko Honma. No domingo, Tamie Kitahara encanta a todos com a sonoridade do koto, um instrumento de cordas semelhante à cítara.

Os visitantes ainda poderão voltar a apreciar toda a beleza das instalações do Pavilhão Japonês depois da recente reforma do Lago de Carpas. No dia 24, durante a abertura do Hina Matsuri, será realizado, às 10h, o descerramento da placa em homenagem à Sansuy, empresa que doou os materiais e efetuou toda impermeabilização do lago.hina matsuri

Sobre o Hina Matsuri
Uma das tradicionais celebrações japonesas para desejar o crescimento saudável e feliz das meninas (comemorado no dia 3 de março), o Hina Matsuri, também chamado de Momo no Sekku (Festival Sazonal do Pêssego), é realizado na época em que, passado o frio rigoroso do inverno no Japão, as flores dos pessegueiros estão desabrochando.

Nesse dia, além de montar o hinadan (enfeite tradicional do Hina Matsuri composto por hina ningyo, bonecos que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais e músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian - 794/1192), as casas onde moram meninas são enfeitadas com flores de pêssego (que simbolizam felicidade no casamento) e são servidos doces e bolos típicos da festividade, como hishi mochi (doce de arroz em três camadas de diferentes cores) e o amazake (bebida adocicado e não alcoólica).

Hinamatsuri – Festival das Meninas

Dias 24 e 25 de março de 2012, sábado e domingo, das 10h às 17h
Local: Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera - portão 10
(próximo ao Planetário e ao Museu Afro Brasil)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - São Paulo – SP
Contribuição adulto: R$ 6,00
Meia entrada: R$ 3,00 (estudantes com carteirinha e crianças de 5 a 11 anos)
Menores de 5 anos e idosos acima de 65 anos: entrada gratuita
Informações: (11) 3208-1755 ou pavilhao@bunkyo.org.br
Fonte: Bunkyo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo