sexta-feira, 1 de junho de 2012

Semana da Cultura Japonesa, 15 a 24/6, em Embu das Artes terá diversas atrações

Para comemorar o Dia da Imigração Japonesa (18/6), o Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da secretaria de Cultura, realizada de 15 a 24 de junho a Semana da Cultura Japonesa. A abertura será aberta em 15/6, às 20h, com a Exposição Nikkei de Arte e Craft, que homenageará Iwao Nakajima (1934-2011), artista plástico que viveu na cidade e contribuiu para o desenvolvimento da arte naif, uma tradição em Embu das Artes.

As comemorações da Semana continuam com várias atrações que enfatizam a cultura, a arte, os costumes e a gastronomia do Japão. Faz parte da Semana o Festival de Cultura Japonesa Animaembu, com concurso de ilustração mangá Ano do Dragão, shows de música e dança, desfile cosplay, exposição e oficinas de ikebana, origami, animekê, mangá, exposição de raça Akita, taikô e diversas outras atividades.

Vale lembrar que o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, somando cerca de 1,5 milhão de nikkeis, o nome dado aos japoneses e seus descentes. Colônias nipônicas se formaram a partir do início do século 20, com a chegada do navio Kasato Maru e em decorrência de acordo assinado entre os governos japonês e brasileiro. Muitos orientais se instalaram na região de Embu das Artes e entorno, como Cotia, criaram cooperativas agrícolas importantes, com produtos vendidos no mercado municipal de Pinheiros, em São Paulo, e influenciaram no costume e na arte. Conheça um pouco dessa história participando da Semana da Cultura Japonesa em Embu das Artes.

Programação
15/6, 20h – Abertura: 4ª Exposição Nikkei Arte Craft e homenagem a Iwao Nakajima. Visitação; 16/6 a 9/7, das 9 às 17h, Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29)

16/6, 13h – Culto “Aoba Matsuri”, de celebração ao nascimento de Buda. Templo Dion-In (Rua Professor Mário Osassa, 1149, fim da rua, Jd. Magali)

17/6, 10h – 54º Culto Ecumênico em Homenagem aos Antepassados. Cemitério do Rosário ( Avenida Elias Yazbek, 1713)
 
23 e 24/6, 10 às 23h – Animaembu Nippon Matsuri – 5º Festival da Cultura Japonesa. Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320, Centro).
 
 Fonte: Portal da PMETE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo