segunda-feira, 2 de julho de 2012

15º Festival do Japão terá Meio Ambiente como destaque

festival do japao
O Festival do Japão acontece nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2012, no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo / SP), com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças.

"Esse ano estamos preparando uma festa bonita, grandiosa, que vai mostrar para o público muitas novidades do Japão e temos projetos novos como a Corrida e Caminhada do Festival, tudo para comemorar os 15 anos do evento com muita alegria"
explica Akinori Sonoda, presidente da Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren), entidade que organiza o Festival do Japão e que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil.

O Festival do Japão é realizado pelo Kenren desde 1998, com o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas e também auxiliar entidades e projetos assistenciais. Em 2012, o tema do evento é Sustentabilidade e o futuro da  humanidade, com destaque para as atividades ligadas ao meio-ambiente, e para a Corrida e Caminhada do Festival do Japão. Também será realizada uma exposição especial comemorando os 15 anos do evento, e um novo espaço destinado aos jovens promete trazer muitas novidades.

Conheça a programação do Festival do Japão, clique aqui.

Destaques
Área da criança
Um recanto especial para as crianças. Conquistando amplo sucesso em todas as edições, a Área da Criança traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), atividades culinárias, contação de lendas japonesas, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

Praça cultural e esportes

Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa, gratuitos e abertos ao público. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).

Área da terceira idade

Refletindo a preocupação social do evento, o Festival do Japão mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.

Palco principal e palco cultural
Nos três dias do Festival do Japão, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Para animar o público, o Palco Principal traz os cantores e as atrações mais conhecidas da comunidade nikkei. No Palco Cultural, uma programação diferenciada e jovem.

WCS – Final Brasileira

O World Cosplay Summit (WCS) é o Campeonato Mundial de Cosplay, que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. A final do campeonato nacional, organizada pela Editora JBC, tem a participação de cosplayers de todo Brasil, elegendo a dupla campeã que representa o Brasil na final do WCS, no Japão.

Miss Nikkey

Desde 2009, o tradicional concurso Miss Festival do Japão, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, agora também é o Miss Nikkey, que elege a representante de toda a comunidade nikkei. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.

Praça de gastronomia

A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão está presente no evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares.

15º Festival do Japão

Data: 13, 14 e 15 de julho de 2012
13/07 - 12 às 21 horas
14/07 - 10 às 21 horas
15/07 - 10 às 18 horas
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ônibus gratuito no metrô Jabaquara, das 8 às 22 horas
Ingressos – R$ 8 (antecipados) e R$ 10 (no dia)
Entrada gratuita para crianças até 8 anos e idosos acima de 65 anos
Site: www.festivaldojapao.com
E-mail: secretaria@festivaldojapao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo