segunda-feira, 1 de julho de 2013

Artigos de cozinha levam amadores e profissionais a bairro típico de Tóquio

Kappabashi tem quase 200 lojas dedicadas a cozinheiros.
Há também objetos de decoração para restaurantes.

bairro Kappabashi, em Tóquio, no JapãoCozinheiros profissionais e amadores são os visitantes preferidos no bairro Kappabashi, em Tóquio, no Japão. A região tem quase 200 lojas dedicadas exclusivamente a artigos de cozinha, uma ao lado da outra.

O local não tem preconceito e tanto chefes de restaurantes estrelados quanto o pipoqueiro da esquina acharão seus instrumentos de trabalho. chaleiras comuns e outras que cabem 177 litros de águaO bairro conta também com artigos de decoração, até para aquele restaurante temático bem criativo.

Não importa a quantidade de comida que se for fazer, em Kappabashi há o equipamento do tamanho certo: uma concha para uma sopinha ou para um sopão; chaleiras comuns e outras que cabem 177 litros de água. A porcelana japonesa tem séculos de tradiçãoO gerente da loja explica que demora mais de seis meses para fazer uma chaleira dessas, já que o trabalho é manual. Por isso, eles não vendem o utensílio, apenas alugam para eventos especiais.

A porcelana japonesa tem séculos de tradição e é possível encontrar peças de artesãos de todo o país.  O que importa não é a perfeição e algumas peças são um pouco tortas. São defeitos criados propositalmente, que valorizam e encarecem esses artigos.

A porcelana japonesa tem séculos de tradição e é possível encontrar peças de artesãos de todo o país. Um vaso com a boca quebrada custa mais de R$ 1,2 mil. "Os artistas poderiam fazer todas as peças certinhas, mas seriam todas iguais. O aparente defeito é que as torna únicas", explica o gerente da loja.

No bairro, também tem comida, mas é falsa. São as lojas especializadas em comida de plástico. Os restaurantes da Ásia colocam esses pratos na entrada para que o cliente saiba exatamente o que vai comer.

lojas especializadas em comida de plásticoA grande estrela da cozinha japonesa é a faca. Difícil é escolher entre tantas opções. Faca para sushi, por exemplo, existe uma para cada tipo de peixe. Na cozinha japonesa, a apresentação do prato é muito importante. Portanto, o corte tem que ser preciso, perfeito.

As facas mais procuradas, principalmente por estrangeiros, são as que possuem ondas na lâmina. Elas são produzidas com 60 camadas de metais, como ferro e níquel. Levar uma delas para casa não sai barato, tem modelos que custam o equivalente a R$ 1 mil.

As facas mais procuradas, principalmente por estrangeiros, são as que possuem ondas na lâmina. Essas facas são feitas manualmente. Assim, as ondas são diferentes em cada uma delas, são como impressões digitais. Não há duas facas iguais no mundo. Para deixar a faca ainda mais exclusiva, a loja pode escrever o nome dono. Cada cliente recebe uma aula de graça antes de ir embora. A técnica certa deixa a lâmina perfeita.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo