quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Esportes no Japão

Esportes Tradicionais
Os japoneses apreciam muito os esportes, tanto como espectadores, quanto como praticantes. Mesmo agora, esportes tradicionais principalmente os de auto-defesa, são muito praticados.

JUDÔ
É um esporte típico de auto-defesa que conquistou fama universal, desde que foi designado como uma das modalidades oficiais nos Jogos Olímpicos de Tokyo. A técnica fundamental de judô é utilizar a força do oponente e aplicá-la para sua própria vantagem. No Kodokan de judô (sede matriz) em Tokyo, muitos jovens aprendizes praticam diariamente e periodicamente. Também são realizadas demonstrações dos mestres graduados.
Federação Paulista de Judô: http://www.fpj.com.br

KARATÊ
O karatê é outra arte típica de auto-defesa a mão desarmada. Veio da China, através de Okinawa. É a arte de golpear o adversário com as mãos e com os pés. Os praticantes desta arte marcial se exercitam para fortalecer as articulações das mãos e o punho para dar um soco duro no adversário. Os graduados conseguem quebrar de 10 a 15 telhas ou 5 tábuas com um só golpe com o punho nu, sem proteção.
Federação Paulista de Karatê: http://fpk.com.br

KENDÔ
A esgrima japonesa foi, nos tempos remotos, uma das artes marciais mais importantes, mas atualmente é um esporte. Dois praticantes usando máscaras e roupas protetoras se engrenam em golpes de ataque e contra-ataque para atingir certo ponto do corpo do adversário com a ponta da espada de bambu, para derrotá-lo.
Federação Paulista de Kendô: Tel. (11) 3031-1083

SUMÔ
Tradicional luta japonesa, é um esporte muito popular e várias competições são organizadas entre colegiais e universitários. Entretanto, o sumô profissional é um dos esportes mais interessantes e emocionantes do Japão, atraindo tanto os japoneses como os visitantes estrangeiros. Seis torneios são realizados anualmente, abrangendo os últimos 15 dias dos meses de janeiro, março e setembro em Tokyo; em março (Osaka); em julho (Nagóia) e em novembro (Fukuoka).
Confederação Brasileira de Sumô: Tel. (11) 3271-6177

Esportes Modernos
BEISEBOL
É um dos esportes mais populares de origem ocidental. O beisebol profissional é muito popular. Hoje, os times estão divididos em duas ligas (Central e Pacific) cada qual com seis times. O período das competições se estende de abril a outubro. A venda das entradas são indicadas no 'Guia dos Jogos' e em outras bilheterias, como as dos estádios.
Tokyo Dome: http://www.tokyo-dome.co.jp/e/dome

GOLFE
Introduzido no Japão por volta de 1910, o golfe vem ganhando popularidade gradualmente. Atualmente há mais de 2 mil campos, incluindo os privados e públicos, embora predominem os particulares. Os campos são projetados maravilhosamente de modo que a maioria deles é muito mais estreita e com maiores obstáculos do que os campos nos Estados Unidos. Em alguns, realizam-se torneios internacionais, de tempos em tempos.

FUTEBOL
É um esporte que atualmente goza de uma popularidade explosiva entre crianças e jovens, no Japão. Em 1993, baseada nesta popularidade efervescente, foi fundada a 'JLeague', para oferecer o mais alto nível de campeonato no Japão. A 'JLeague' é constituída de 28 times, os quais incluem um certo número de jogadores profissionais. Os maiores jogos da 'JLeague' são sempre acompanhados de espectadores entusiastas, enquanto os jogos televisionados também proporcionam vivo interesse aos telespectadores. O futebol japonês tende a ganhar um número cada vez maior de praticantes. A partir da escolha do Japão como sede dos jogos da Copa do Mundo de 2002, o futebol ganhou ainda mais popularidade no país.
Japan Football Association: http://www.jfa.or.jp

ESQUI
É muito popular entre os jovens. Tão logo chega a temporada, uma multidão de esquiadores sobem aos campos de esqui, que ficam cobertos de neve, constituindo excelentes pistas, tanto para iniciantes como para experts. A maior parte das estações de esqui é abençoada com fontes termais muito convenientes para um completo relaxamento, após horas de diversão sobre a neve. Há mais de 720 estações de esqui com lifts ou gôndolas, por todo o Japão.
Fonte: Organização Nacional de Turismo Japonês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo