quinta-feira, 27 de março de 2014

9º Nikkey Matsuri

Nikkey Matsuri - 29 e 30 de março 2014

Acontece neste fim de semana (29 e 30), no Centro Esportivo Jardim São Paulo, o 9º Nikkey Matsuri. Este ano, o tema é bastante familiar não só para a comunidade nipo-brasileira como também para o público em geral: o taikô. “Foi uma escolha muito feliz”, admite o presidente da Comissão Organizadora, Gerson Kunii. Segundo ele, o taikô está em alta não só por ser um instrumento “obrigatório” em todos os grandes eventos da comunidade nipo-brasileira, como também foi um dos responsáveis pela revitalização de muitas associações nikkeis que estavam com suas atividades praticamente paralisadas.

Não à toa, os organizadores procuraram apresentar os diferentes tipos de escolas de taikô existente no Brasil. No Nikkey Matsuri, estarão presentes os grupos Requios Gueinou Doukoukai Eisá Taikô, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Himawari e Setsuo Kinoshita Taiko Group.

Caberá ao Ryukyu dividir o palco com a cantora Karen Ito, com o grupo de dança Shinsei da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) e com o Himawari. A proposta é mostrar o taikô ao lado de outras manifestações culturais japonesas.

O público, porém, terá outras atrações, como oficinas de origami, mangá (desenhos), ikebana (arranjos florais) e shodô (caligrafia japonesa, além de um variado leque de atrações voltadas para todas as idades e gostos.

Para quem gosta de música, o Nikkey Matsuri é um prato cheio. Ryu Jackson, Karen Ito, Joe Hirata e Rick Akio & Bruno Maesaka são algumas das atrações do evento. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de assistir apresentações de danças folclóricas, músicas, teatro e artes marciais.

Outra atração fica por conta da gastronomia. “A venda de yakissoba, tempurá e temaki são exlusividades das associações que participam da organização”, revela Kunii.

O 9º Nikkey Matsuri é uma realização da Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do  Imirim, Associação Esportiva e Cultural de Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural Nipo-brasileira Vila de Nova Cachoeirinha, Instituto Hei Sei e Associação Okinawa do Carandiru.

9º Festival Nikkey  Matsuri
Quando: Dias 29 e 30 de março, das 10 às 20 horas
Onde: Centro Esportivo Jardim São Paulo (antigo Clube Escola Jardim São Paulo):
Rua Viri, 425 – próximo à estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna do Metrô
Mais Informações no site www.nikkeymatsuri.nw.org.br
Entrada franca. Solicita-se a contribuição com um quilo de alimento não perecível, que serão doados a seis entidades beneficentes.
Fonte: Jornal Nippak

Nikkey Matsuri 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo