domingo, 20 de abril de 2014

Receita de gyoza de vegetais

Gyoza de vegetaisgyoza
Ingredientes (para 4 porções)
Massa
・1xícara e meia  (aprox. 150 g) de farinha de trigo
・80-90 ml de água fervente

Recheio
・300 g de repolho
・30 g de nirá (na falta use cebolinha ou alho-poró)
・1 pedaço pequeno de gengibre (aprox. 2-3 cm)
・1 dente de alho
・1/4 de colher de chá de sal para amaciar o repolho

Condimentos para o recheio
・1 colher de sopa de shoyu
・1/4 de colher de chá de sal (de novo)
・2 colheres de chá de óleo de gergelim
・Pimenta do reino a gosto
・1/2 colher de chá de açúcar

Outros
・3 colheres de chá de óleo para fritura

Molho
・2 colheres de sopa de shoyu
・2 colheres de sopa de vinagre

Modo de preparo
Coloque a farinha numa tigela espaçosa. Adicione a água fervente e mexa com uma colher de pau.

Use as mãos para misturar a massa. Forme uma bola e transfira para uma superfície lisa. Sove por 2-3 minutos até que a massa fique um pouco elástica.

Embrulhe a massa com filme plástico ou coloque num saco plástico para descansar por 30 minutos. No final deste tempo a massa deve ficar macia e não grudar nos dedos.

Enquanto a massa descansa, prepare os ingredientes do recheio. Pique bem o repolho, coloque numa tigela e misture 1/4 de colher de chá de sal. Deixe descansar por 5-6 minutos.

Pique bem o nirá. Descasque e rale o gengibre e o alho.

Depois que o repolho ficar macio por causa do sal, embrulhe num pano de prato e esprema levemente para remover o excesso de líquido. Devolva à tigela e adicone o nirá picado, o gengibre e o alho ralado, e coloque também 1 colher de sopa de shoyu, 1/4 de colher de chá de sal, 2 colheres de chá de óleo de gergelim, pimenta do reino e 1/2 colher de chá de açúcar. Misture tudo muito bem.

Depois de deixar a massa descansar por 30 minutos, forme um rolo de 20 cm de comprimento. Corte em 20 porções iguais de 1 cm cada.

Jogue um pouco de farinha de trigo sobre cada pedaço. Use os dedos para pressionar cada pedaço da massa e formar um disco de 5-6 cm de diâmetro. Use um pau de macarrão para abrir os discos e fazer discos mais finos de 9 cm de diâmetro.

Segure um disco de massa na palma da mão e coloque cerca de 2 colheres de chá bem cheias de recheio no meio da massa. Levante a beirada de cerca de um terço do lado do disco que fica mais próximo à você. Depois levante a massa do lado oposto para envolver o recheio. Aperte as bordas da massa e vá fechando formando pequenos vincos. Os pasteizinhos devem ficar no formato de lua crescente.

Aqueça uma frigideira. Unte a base com 1 colher de chá de óleo para fritura e coloque os pasteizinhos com o lado plissado para cima. Frite em fogo médio.

Quando a base dos pasteizinhos ficarem coradas, coloque 1 xícara de água fervente e tampe imediatamente a frigideira. Deixe no fogo por 6-7 minutos.

Tire a tampa e incline a frigideira com o fogo no alto para evaporar qualquer resíduo de líquido. Quando estiver quase seco, acrescente mais 2 colheres de chá de óleo para fritura e deixe um pouco mais no fogo até a base ficar crocante.

Arranje os pasteizinhos num prato. Eles podem ser servidos com um molho feito com 2 colheres de sopa de shoyu misturadas com a mesma medida de vinagre.

gyozagyoza2gyoza3

Utsunomiya: A cidade do gyoza
Utsunomiya (população de 510 mil pessoas), centro regional 100 km ao norte de Tóquio, é famosa por seus gyozas. Os residentes da cidade estão entre os maiores consumidores de gyoza do Japão. O consumo de gyoza na cidade ultrapassa o dobro da média nacional. Cerca de 350 restaurantes da cidade servem esses pasteizinhos. A cidade também se promove por meio do gyoza. Autoridades locais criaram canções sobre esses gyozas e também selecionam garotas-propaganda para o gyoza. Existe até mesmo uma escultura em pedra no formato de um gyoza do lado de fora da estação de Utsunomiya, no centro da cidade. Um guia foi impresso com detalhes sobre os locais de Utsunomiya onde os fãs de gyoza podem encontrar esta iguaria.

A Associação de Gyoza local, representando os restaurantes da cidade que servem gyoza, organiza o Festival de Gyoza de Utsunomiya que é realizado anualmente em novembro. Barracas são montadas em praças e outras partes da cidade, vendendo gyozas recém-preparados. Ele é um grande festival, que atrai mais de 100 mil residentes locais e turistas de outras regiões.
Fonte: NHK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo