sábado, 2 de agosto de 2014

Receita de chikuzen-ni

Chikuzen-ni
Ingredientes (para 4 porções)Chikuzen-ni
・1 coxa de frango desossada (300g)
・1 cenoura (150g)
・4 cogumelos shiitake secos
・8 vagens
・2 colheres de sopa de açúcar
・2½ colheres de sopa de molho de soja
・1 xícara de água (200ml)
・1 colher de chá de óleo vegetal

Modo de preparo
Deixe os cogumelos secos de molho durante pelo menos 1 hora. Corte a cenoura em pedaços de 2cm de largura e 1cm de espessura. Lave os cogumelos, remova os talos e corte-os na horizontal e na vertical em tamanho semelhante ao da cenoura. Remova as pontas e as fibras laterais das vagens e corte-as em pedaços de cerca de 2cm de comprimento. Corte o frango em pedaços de cerca de 3cm.

Aqueça a frigideira, adicione o óleo vegetal e refogue o frango. Quando o frango se desprender do fundo da panela, vire do outro lado. Adicione a cenoura e as vagens frigindo tudo muito bem. Por último, coloque os cogumelos. Depois que todos os ingredientes tiverem absorvido bem a gordura, acrescente 1 xícara de água. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos em fogo médio.

Quando os ingredientes começarem a amolecer, incline a frigideira para que a parte líquida se concentre em um lado e acrescente aí o açúcar e o molho de soja. Misture bem, tampe e cozinhe por mais 5 minutos.

Retire a tampa e mexa delicadamente os ingredientes com um talher. O líquido deve ser reduzido até se obter uma consistência brilhante de xarope que vai revestir o frango e os legumes propiciando uma aparência esmaltada. Retire do fogo e sirva em um prato grande.

Chikuzen-ni1Chikuzen-ni2Chikuzen-ni3

Cozinha regional
Chikuzen-ni é um prato originário da região de Chikuzen, no norte de Kyushu. O "ni" significa "ferver" ou "cozinhar". A popularidade a nível nacional deste prato é atribuída à merenda escolar. Chikuzen-ni acabou sendo incorporado ao cardápio de muitas escolas pelo país porque é uma mistura nutritiva de carne e legumes. O Japão é um pequeno arquipélago, mas como se extende longitudinalmente, de norte a sul existem variações consideráveis ​​tanto no clima como na paisagem. Há regiões costeiras que dão para o mar e outras cercadas por montanhas. Os alimentos disponíveis em cada região acabaram resultando em um rico mosaico de cozinha local. Hoje em dia, devido ao avanço no sistema de transporte, é possível obter qualquer ingrediente em qualquer lugar do país. Mas a culinária regional faz as pessoas se lembrarem do lugar onde nasceram e proporciona diversidade na mesa de refeições.
Fonte: NHK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo