segunda-feira, 30 de novembro de 2009

10 dicas para quando for em restaurante japonês

Quando se entra em um restaurante japonês, é costume alguém recepcioná-lo com um irashaimase (seja bem-vindo). Basta o cliente responder com um aceno com a cabeça.

1) O primeiro teste de fogo em um restaurante japonês é aprender a segurar o hashi corretamente. Eles devem ser mantidos sempre paralelos. Para segurá-los, o melhor jeito é do meio para cima. Nunca na parte inferior, pois dificultará a realização dos movimentos.


2) A principal função do oshibori (toalhinha quente ou gelada)que o garçom traz logo que o cliente senta-se à mesa, é limpar as mãos. Depois, é só colocá-la sobre a mesa novamente, sem dobrá-la. No Japão é hábito limpar a testa, o rosto inteiro. No Brasil, pode soar grosseiro.


3) De um modo geral, as pessoas nunca devem se inclinar à mesa para tomar o saquê, comer o arroz, tomar o misoshiru, etc. No caso específico do saquê o correto é levar o recipiente até a boca. Para tomar o saquê existem dois tipos de recipientes: o massu, o "copo" quadrado usado para tomar o saquê frio, e o tyoko, próprio para o saquê quente. Ambos devem ser segurados com as duas mãos. Se o massu vier acompanhado por um pires, o que geralmente acontece, a pessoa deve pegar apenas o recipiente. O pires continuará sobre a mesa.

4) Quando servimos um convidado com a mão direita, significa que ele é um aliado, um amigo. Com a mão esquerda, trata-se de um inimigo. Por isso, servir com a mão esquerda é uma ofensa. Essa regra foi herdada dos samurais no Japão feudal e permanece válida até os dias de hoje.

5) O misoshiru é uma sopa que não deve ser tomada de colher. O correto é levar o chawan (tigela) próximo à boca. Os ingredientes sólidos, como o wakame e o tofu, são pegos com o hashi. Enquanto toma o caldo, o hashi pode continuar na mão. Nunca tome o caldo manipulando o hashi no chawan. Embora possa parecer estranho, fazer "barulho" ao tomar qualquer tipo de sopa não é falta de educação para os japoneses. Muito pelo contrário, para eles significa que o prato está delicioso. A única sopa japonesa que pode ser tomada com colher é o lamen.

6) Não use talheres para cortar o sushi. A comida japonesa deve ser apreciada também pelo seu visual. Por isso, alguns alimentos são do tamanho exato para que não precisem ser cortados. Esse é o caso de alguns tipos de sushis e dos sashimis. O sushiman faz esses alimentos como se fossem obras de arte. Para quem não sabe manipular os hashis, é aconselhável pedir aquele hashi que é preso pelas pontas superiores, se assemelhando a uma pinça. A maioria dos restaurantes japoneses tem esses hashis.

7) Não se deve espetar o hashi (palitinhos) na comida, principalmente no arroz. Além de ser visualmente feio, esse ato tem um sentido especial para os nipônicos. Espetar o hashi na vertical só é utilizado nas missas religiosas, quando os japoneses oram e acendem incensos no butsudan (oratório).


8) O jeito correto de descansar os hashis é deixá-los paralelos à borda da mesa (ao contrário do que é feito com os talheres ocidentais, que ficam no sentido vertical). Quanto mais discreto, melhor. Por isso, evite deixá-los jogados sobre a mesa ou apontando para a mesa do vizinho. O ideal é mantê-los no apoiador próprio e não em cima das tigelas. Caso o restaurante não ofereça o apoiador, o cliente pode improvisar um dobrando a própria embalagem do hashi em formato de nó.


9) Evite passar a comida de um hashi para outro. Outras manias que devem ser evitadas são: chupar a ponta do hashi, gesticular com ele na mão ou mesmo apontar para as pessoas e para os alimentos.


10) Os recipientes onde são colocados o shoyu, o wasabi e outros temperos são individuais, não deve ser compartilhado. O ideal é colocar somente um pouco do molho para evitar que ele transborde na hora de temperar o sashimi ou o sushi. Deixar o recipiente com grãos de arroz é considerado uma gafe, já que é o peixe do sushi (e não o arroz) que deve ser passado no shoyu.

16 comentários:

  1. Muito em vinda a matéria!
    Parabéns!
    YY_JP

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a materia.Adoro comer no Gasto e Sawayaka
    Eu costumo abaixar a cabeça e dizer gochiso sama
    em voz baixa depois da refeiçao.

    ResponderExcluir
  3. coisas de viadinho e de quem não tem o que fazer.
    Hora do rango é hora do rango. Os japones comem de qualquer geito, alguns até dão aquela limpada no nariz. Só estrangeiros que se acham japoneses ficam preocupados com esta frescura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "GEITO".... POR AÍ VOCÊ JÁ VÊ O TIPO DA PESSOA...

      Excluir
    2. Além de ignorante é analfabeto tbm

      Excluir
  4. educacao nunca eh demais,
    entrar na dança, faz paRte
    boa materia,
    tem gente q acha bonito ser do CONTRA

    ResponderExcluir
  5. os habitos da cultura japonesa são admirados em todo o mundo -TENTAR seguir a risca é o mínimo para quem não é descendente. tá falado!

    ResponderExcluir
  6. ADOREI A MATERIA!Estou no morando no Brasil agora mas morei dez anos no Japao e adorava comer em restaurantes.Tenho muita saudade da comida e de tudo que tem ai.

    ResponderExcluir
  7. Vivo a 15 anos entre Brasil e Japao,aqui em Sao Paulo frequento os rest. jap. na liberdade,e conheco muitos brasileiros que pagariam por essas dicas que estao ai.parabens pela materia.

    ResponderExcluir
  8. carlos de fujieda shi achei bastante interessante estas dicas com certeza aprendi muito irei colocar em pratica quando eu for em algum restaurante

    ResponderExcluir
  9. Morei no Japão por 12 anos, admiro muito a cultura japonesa...lendo a materia senti saudade da comida,dos restaurantes,dos amigos...enfim de tudo de bom que aquele país tem...ah!!!que saudade de Nagoya, Tokyo, Yokohama, Okinawa...bom demais...
    DENI***

    ResponderExcluir
  10. ZXC]ZX~;C]ZX;CZ
    XCZX;CXC;ZXC;ZX]CX~C]~;VXC, ri muito de alguns comentários, mas, verdade... estar em outro ambiente seja ele estrangeiro, o mínimo que se pode fazer é "entrar na dança" não vamos querer terceiros nos vendo com maus olhos u_u

    ResponderExcluir
  11. mto boa matéria; garanto que todos os simpatizantes da cultura japonesa ficam gratos por esse tipo de informação. parabéns!

    ResponderExcluir
  12. muito boa a materia ,mas não fiquem tão preocupados com essas etiquetas n eles querem é vender e vc q paga coma como se sentir melhor mas já que vc quer ir num retaurante japones é melhor que faça tudo direitinho para sentir no japão

    ResponderExcluir
  13. Essa semana Restaurante Miyabi no NOSSO PALADAR!
    Confiram!!!

    ResponderExcluir

Irashaimasse

Seja bem vindo