quinta-feira, 1 de abril de 2010

Nikkeis participam de projeto inovador: sorvete de cenoura com chocolate

Na semana de alta do chocolate, com a comemoração da Páscoa, uma invenção ganha destaque ao apresentar o inusitado: um legume doce.
Na forma de sorvete, a receita bolo de cenoura com chocolate sai do forno para um cone gelado.
A experiência foi desenvolvida por cinco alunos da escola Senai, sob coordenação do professor de Tecnologia em Processo de Alimentos Mauro Higa.
Segundo ele, 10 formulações foram feitas até o resultado final aprovado em pesquisa sensorial. De uma escala de 1 a 9, a invenção obteve uma avaliação geral de 8,6.
A aceitação levou o projeto para a mostra Inova, que aconteceu paralelamente à 6ª Olímpiada do Conhecimento, que aconteceu no Rio de Janeiro semanas atrás.
Junto com outros 39 melhores produtos e processos desenvolvidos por alunos e professores das escolas do Senai de todo o Brasil, o sorvete de cenoura batizado de "Crembom" despertou tanta curiosidade que acabou atraindo fila para o estande.
"Existia o préconceito (em torno da cenoura), mas eu dizia que não só (a pessoa) iria gostar, como ficaria fã. Foram 10 formulações. A primeira o sabor da cenoura ficou muito forte, mas na última ficou muito bom. O trabalho é dos alunos (Mieko Muramoto Hayashi, Matilde G. Landau, Hudson Novack, Rosana Alves Brito e Roseli C. de Araujo Mazur) e foram eles que tiveram a ideia de um sorvete de legumes, de-cidindo pela cenoura, e o trabalho de arredondar o sabor", contou o professor Mauro Higa, que em 2008 também acompanhou a construção de outro sorvete, mas a base de vegetais: cou-ve com abacaxi.
A invenção, a exemplo da de cenoura, foi bem aceita no quesito paladar, porém o sabor exótico não vingou ao ponto de conquistar o inte-resse de alguma indústria que produza sorvete em série.
Fonte: http://www.spshimbun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo