quarta-feira, 27 de julho de 2011

Parque do Carmo recebe 33ª edição da Festa das Cerejeiras

No final de semana, dias 6 e 7 de agosto, o Parque do Carmo, na zona Leste de São Paulo, recebe a 33ª edição da tradicional Festa das Cerejeiras. Organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, a comemoração apresenta símbolos, comidas e shows típicos da cultura japonesa.

A cerejeira é símbolo do Japão, e tornou-se a marca dos descendentes deste país na região de Itaquera. Todo ano os membros da comunidade praticam o ritual conhecido como hanami, quando sentam sob as cerejeiras e as contemplam. O vento que sopra nas flores rosas faz com que as pétalas se espalhem pelo parque, tal como ocorre no Japão. A florada das cerejeiras dura apenas alguns dias, e o evento acontece na data perfeita para conferir os caminhos formados pelas flores.

A programação da Festa das Cerejeiras inclui apresentações de dança folclórica, shows musicais, taikos (tambores japoneses), karaokê, ginástica rítmica e muita culinária japonesa, com pratos típicos como yakissoba, mandyu (doce recheado com massa de feijão azuki), udon (macarrão ensopado), sakura moti, tempurá, dorayaki e obentô, que serão vendidos em barracas espalhadas pelo parque.


O Bosque das Cerejeiras estará aberto para visitas a partir das 6h, mas as atividades terão início apenas às 9h e serão encerradas às 17h. Quem quiser conhecer a florada da espécie yukiwari, estrela da edição deste ano, a dica é chegar um pouco mais cedo, já que a data do evento coincide com o início da florada. O Parque do Carmo possui 2.300 exemplares de cerejeiras, entre yukiwari, oshima, himalaia e okinawa. Em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no Brasil, o local ganhou uma obra do artista Kota Kinutani, composta por sete pedras de granito, simbolizando o sol e os seis continentes.

O Parque do Carmo fica na avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera. Haverá transporte gratuito da estação Corinthians-Itaquera do Metrô, a partir das 8h.
Fonte: Caderno SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo