sábado, 5 de novembro de 2011

Temaki é considerado fast food no Japão e faz sucesso entre os jovens

Rolinho feito com algas, arroz e peixe é a resposta japonesa ao hambúrguer. O criador da receita queria atrair os jovens de volta para a tradicional comida japonesa, com algo rápido e barato.
No Japão, todo dia 8 de cada mês, é comemorado o dia do temaki, o rolinho japonês que conquistou os brasileiros. O dia foi escolhido porque o jeito que se escreve o número 8 em japonês lembra um triângulo, a forma do temaki.

Quando se pensa em comida japonesa, é fácil remeter a uma longa tradição, ensinamentos passados de geração em geração ao longo de séculos. Esse não é o caso do temaki. O rolinho tem data de nascimento registrado: 1971, ano em que surgiu a primeira filial de um fast-food em Tóquio, ou seja, esta é a resposta japonesa ao hambúrguer.

O criador da comida, Takamasa Nakanori, de 74 anos, diz que decidiu criar o temaki porque o sushi tradicional havia se tornado caro e refinado. Os jovens não tinham dinheiro para frequentar os restaurantes e se sentiam mais à vontade em lanchonetes. A intenção dele era atrair os jovens de volta para a tradicional comida japonesa com um bolinho que fosse rápido de fazer e de comer com a mão mesmo.

O temaki japonês é um pouco mais simples do que o encontrado no Brasil. É feito apenas de alga, arroz, algum vegetal, como o pepino e um peixe ou fruto do mar. O que importa é a qualidade dos ingredientes, principalmente do recheio, que tem que ser absolutamente fresco para preservar todo o sabor. O resultado é uma mistura colorida de sabores, com atum, salmão, caranguejo, ouriço-do-mar e muitas outras opções.

temakiNo caso do sushi tradicional, jamais se deve molhar o arroz no shoyu, o molho de soja. Apenas o peixe, para aproveitar melhor o sabor. Um chefe de cozinha japonês explica que no caso do temaki fica mais difícil molhar só o peixe, então é preciso dar uma rápida pincelada no shoyu. Outra dica é comer o rolinho assim que ele fica pronto, porque ao entrar em contato com o arroz, a folha de alga começa a ficar mole. A preparação fica mais gostosa quando a alga está crocante e faz um barulhinho ao ser mordida.

Em várias cidades brasileiras, a invenção japonesa virou um sucesso. As temakerias servem um lanche rápido e nutritivo que conquistou milhares de admiradores. Takamasa Nakanori ficou surpreso, feliz e mandou uma mensagem para os brasileiros: “Aproveitem minha invenção. É gostosa e faz bem”.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo