terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pão de arroz faz sucesso no Japão

Instituto japonês tenta desenvolver pão feito de arroz para quem é alérgico a glúten, mas padarias já oferecem versão para quem não tem alergia.

pao_japao Imagine nunca mais comer um pão quentinho, crocante e delicioso no café da manhã. Esse é o preço que o sérvio Novak Djokovic está pagando para se tornar o tenista número um do mundo. Ele sempre foi um bom tenista, mas só se tornou o melhor do mundo depois que descobriu que sofria de doença celíaca, uma alergia ao glúten, substância presente no trigo. Entre os sintomas, está a fadiga. Por isso, o Instituto Nacional de Pesquisa de Alimentos do Japão tenta desenvolver o prazer de um bom pãozinho aos alérgicos.

Segundo o professor Hiroyuki Yano, o glúten dá ao pão a forma e a textura que conhecemos. Uma massa feita de farinha de arroz é molenga e não dá o mesmo resultado, mas os cientistas descobriram que uma substância chamada glutationa, que parece açúcar e está presente no corpo humano, é capaz de substituir o glúten. O resultado é um pão igualzinho ao de trigo. Ele reconhece que o sabor ainda deixa a desejar e, por isso, o laboratório fez um convênio com padeiros japoneses para aperfeiçoar a receita.

Mas algumas padarias de Tóquio se anteciparam e lançaram suas versões de pão de arroz - ainda sem o produto do laboratório - e a novidade está fazendo sucesso. Os pães ainda não podem ser saboreados porque quem tem alergia, mas estão fazendo o maior sucesso entre as mulheres. Elas estão seguindo o exemplo de Djokovic não para se tornarem campeãs de tênis, mas sim porque ao adotar a nova dieta, ele ficou mais magro.pao_de_arroz

Uma mulher que trocou o pão de trigo pelo de arroz, diz que ainda não viu nenhuma diferença no peso, mas vai continuar a nova dieta para ver se também emagrece. Para o dono da padaria, o pão de arroz atrai as mulheres porque tem o mesmo sabor do de trigo e a sensação de ficar saciado é mais prolongada.

Porém, os cientistas japoneses alertam que não há nenhuma comprovação científica de que ele engorde menos, já que ele também tem carboidratos.

Além dos pães tradicionais, a padaria também oferece algumas combinações inusitadas. Um deles tem o sabor familiar aos brasileiros: pão de arroz com recheio de feijão, só que doce.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo