quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cultura Tradicional - Teatro Kabuki

KabukiO Kabuki, ao lado do Noh e do teatro de bonecos Bunraku, é um dos três gêneros mais representativos do teatro clássico japonês.O teatro Kabuki nasceu no final do século 16 como uma variedade teatral apresentada por grupos itinerantes.

A criação do Kabuki é atribuída a Okuni, uma atendente do Santuário Xintoísta de Izumo. Segundo documentos, sua companhia, formada majoritariamente por mulheres, realizava performances baseadas na dança e na atuação cômica às margens do rio Kamogawa em Kyoto. A sua trupe ganhou reconhecimento nacional e suas peças receberam o nome de Kabuki.

Por volta da Era Genroku (1688 a 1704) o Kabuki atingiu a sua maturidade teatral, e na Era Edo transformou-se na forma mais popular de entretenimento no Japão. O Kabuki atingiu o seu auge com as brilhantes peças de artistas como Tsuruya Nomboku IV (1755 a 1829) e Kawatake Mokuami (1816 a 1893). Através de uma mistura magnífica de atuação, dança e música, o Kakubi atual oferece um espetáculo combinando forma, cor e som, reconhecidos como uma das tradições mais espetaculares do mundo. Kabuki

A palavra “Kabuki” significa “oblíqua”, cujos ideogramas em separado significam: “Ka” (cantar), “Bu” (dançar), “Ki” (representar). A etimologia da palavra é uma descrição adequada ao Kabuki, pois apesar de ser uma manifestação de arte dramática, é composta basicamente de música e dança.

Pode-se dizer que o Kabuki reuniu todas as formas teatrais japonesas, extraindo técnicas do repertório do Noh e do Kyogen, interlúdio cômico apresentado entre as peças do Noh, e também do teatro de bonecos Bunraku.

KabukiO “Onna Kabuki” (Kabuki de mulheres), popularizado por Okuni, foi se tornando cada vez mais sensual, atingindo um ponto que o Shogunato Tokugawa em 1629, temendo a desmoralização dessa arte, baniu as mulheres das peças desse gênero teatral. Os atores masculinos assumiram os papéis femininos e levaram a sua interpretação ao extremo da perfeição. Como resultado desse aperfeiçoamento desenvolvido no período de 250 anos, mesmo após a liberação da participação feminina, as atrizes não reassumirem o papel, pois já não havia mais espaço para elas.Pode-se dizer que a arte do “Onnagata” (papel feminino) representado por homens se tornou tão intrínseca ao teatro Kabuki, que se hoje fosse privado desse elemento, certamente, perderia a sua característica principal.

As peças do teatro Kabuki trazem consigo noções de moral da sociedade Tokugawa,como o Inga Oho (lei de retribuição de justiça), noções de Budismo, que resulta na destruição do mal e da felicidade após um longo sofrimento. Existe também a presença da noção de Mujo (efemeridade), que também deriva do Budismo, ilustrado pela queda de um líder militar ou a dizimação de uma família nobre. Algumas noções éticas baseadas no Confucionismo como obrigações, piedade filial, em controvérsia com desejos e paixões podem levar o desenrolar das peças a situações dramáticas.

InterpretaçãoKabuki
O princípio estético do Kabuki é baseado na sua forma de interpretação. Os gestos estão freqüentemente mais próximos da “dança” do que da “ação”, e quase toda a gesticulação é acompanhada de música. Em alguns casos o simbolismo é levado a um tal ponto de abstração que o personagem deixa de ser relevante chegando a entrar em conflito direto com a interpretação racional.

Uma técnica do Kabuki de máxima beleza é conhecida como “Mie”. Utilizada em momentos culminantes ou no final de uma representação clássica pelo ator principal, a técnica é baseada em uma pausa acompanhada de um olhar fixo em que os olhos se cruzam.

Arranjo das cores
O cenário, o vestuário e a maquiagem do Kabuki são considerados os mais extravagantes do mundo, podendo afirmar que parte da popularidade do teatro se deve à sua beleza visual.

Elementos acústicos
KabukiA música é um elemento essencial no Kabuki, e o seu instrumento fundamental é o “Shamisen”, instrumento de três cordas tocado com uma palheta.
À medida que a cortina se abre, a música vai avivando aos poucos a atmosfera com os seus acordes; os músicos ficam ocultos no canto esquerdo do palco. O ator conduz o diálogo e a interpretação ao som do acompanhamento musical.

A música do Kabuki é classificada em cerca de doze categorias dividida por escolas. As categorias mais conhecidas são o Nagauta, Tokwazu, Kiyomoto e Gindaiyu.
Comumente utilizado em espetáculos de Kabuki é o toque de um instrumento de percussão que indica a abertura e o encerramento do espetáculo.

O palcoKabuki
Atualmente, os teatros de Kabuki são construídos em estilo ocidental para facilitar a instalação de equipamentos, mas ainda mantém características tradicionais como:
- Hanamichi (rampa de passo-florido)
Além de ser a passagem que liga o fundo do teatro ao lado esquerdo do palco, proporcionando o caminho para a entrada e a saída dos atores, é considerada parte do palco principal, onde ocorrem algumas cenas mais importantes das peças.

- Mawari-butai (palco giratório)
Inventado no Japão há mais de 300 anos, serve para realizar mudanças rápidas de cenas sem interromper a seqüência do enredo.
- Outros aspectos
O palco do Kabuki é retangular e mais baixo do que os teatros ocidentais. As cortinas dos teatros de Kabuki são em cores castanho avermelhado, preto e verde e não são puxadas verticalmente e sim, lateralmente.

O Kabuki e a Atualidade
KabukiMesmo após a 2ª Guerra Mundial, a popularidade do Kabuki foi mantida graças à continuidade de apresentações de peças clássicas no Teatro Nacional de Tokyo, em Kabukiza. Até os dias de hoje, ainda são apresentadas peças completas, cuja duração pode chegar a cinco horas.
Fonte: Consulado do Japão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo