segunda-feira, 11 de março de 2013

Crianças fazem treinamento de tsunami em creche no Japão

Abrigos flutuantes foram instalados em um hospital e em uma creche. Eles têm painel solar, água e comida para três dias e um telefone por satélite.

Às 14h46, horário local, o Japão fez um minuto de silêncio para lembrar as vítimas. A cerimônia foi comandada pelo imperador Akihito e pela imperatriz Michiko.No dia 11 de março o mundo lembra a tripla tragédia que atingiu o Japão há dois anos: terremoto, tsunami e acidente nuclear. São lembranças ainda muito recentes.

Às 14h46, horário local, o Japão fez um minuto de silêncio para lembrar as vítimas. A cerimônia foi comandada pelo imperador Akihito e pela imperatriz Michiko. O primeiro-ministro Shinzo Abe prometeu acelerar a reconstrução do nordeste do Japão.

Hamamatsu tem uma das maiores colônias brasileiras no Japão.Por todo o país, um dia de orações e emoção. Os japoneses sabem que novas tragédias podem acontecer a qualquer momento. Por isso, aprendem o que fazer desde que são crianças.

Hamamatsu tem uma das maiores colônias brasileiras no Japão. Como em toda a cidade do litoral do país, os moradores estão sempre de olho no mar. A placa alerta: em caso de tsunami, é preciso correr para um lugar alto.

Hamamatsu está longe da área atingida pelo tsunami de dois anos atrás, mas os moradores implantaram uma nova forma de fugir de ondas gigantes. A placa alerta: em caso de tsunami, é preciso correr para um lugar alto.

Abrigos flutuantes foram instalados em um hospital e em uma creche. Eles são uma adaptação de botes salva-vidas usados em navios. Feitos de fibra-plástica reforçada, um material muito resistente, resistem a choques contra paredes de concreto.

O representante do fabricante mostra que o abrigo tem um painel solar para garantir a energia e manter uma lâmpada acesa no teto, para facilitar a localização à noite. Abrigos flutuantes foram instalados em um hospital e em uma creche.“Instalamos os abrigos em locais onde há crianças e idosos, que não conseguem fugir sozinhos. Desse modo, podem ser abrigados rapidamente”, diz Yoshinori Ishikawa.

A creche instalou dois abrigos no pátio, onde cabem todos os alunos e professores. Duas vezes por mês as crianças param as aulas e brincadeiras para treinamento de tsunami. Elas levam a sério.

Dentro, o abrigo flutuante é todo acolchoado para que ninguém se machuque quando for jogado de um lado para o outro pelo tsunami. Há um estoque de água e comida para três dias, e um telefone por satélite para comunicação e localização.A creche instalou dois abrigos no pátio, onde cabem todos os alunos e professores. Com ele, as equipes de resgate podem saber para onde o abrigo foi levado pelo tsunami.

Todos já aprenderam a lição na ponta da língua. A menina explica: “Este abrigo pode virar de cabeça para baixo, mas volta ao normal. Ele nos protege em caso de tsunami e me sinto mais segura”.
Fonte: Bom Dia Brasil com Roberto Kovalick

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo