quarta-feira, 13 de março de 2013

Encontro Brasil-Japão: Intercâmbio e Cultura em Minas Gerais

Nos dias 14 a 17 de março o Expominas, em Belo Horizonte, sedia dois importantes eventos: o Encontro Internacional Brasil-Japão e o Festival do Japão em Minas Gerais. As atividades programadas incluem seminários, atrações culturais, artesanato e gastronomia.

Com a finalidade de propiciar o aprofundamento do intercâmbio entre os especialistas japoneses e brasileiros, além da difusão desses conhecimentos junto à sociedade local, o Encontro elegeu diferentes aspectos no relacionamento entre os dois países.

Os seminários estão marcados para os dias 14 e 15 e abordam o sistema de policiamento comunitário Koban e as medidas de prevenção e gestão de desastres naturais. Na tarde do dia 15, destaque para as palestras de autoridades do cenário político e econômico do Japão, Brasil e Minas Gerais, que se aprofundam no tema “Oportunidades de Negócios e Desafios”.

Há ainda uma última palestra no dia 18, na Universidade Unimontes, na cidade de Montes Claros, para tratar sobre a gestão do risco de tremores de terra na região.

Encontro Internacional Brasil-Japão

Programação
Dia 14, quinta-feira, às 13h30 - Auditório do Expominas Belo Horizonte
VI Seminário Internacional de Policiamento Comunitário/Sistema Koban
Realização: Policia Militar de Minas Gerais/ACCTBJ - Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão/JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão e SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública

Dia 15, sexta-feira - Auditório do Expominas Belo Horizonte

  • 8h - II Seminário Internacional de Educação e Gestão do Risco de Desastres Naturais
    Realização
    : JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão/ACCTBJ - Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão/ Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de MG e autoridades governamentais da Província de Aichi/Nagoya e Universidade de Nagoya
  • 14h - Encontro Internacional Brasil-Japão: Oportunidades e negócios e desafios
    • 14h30 - Painel "Japão: Oportunidades de negócios e desafios" (JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão e JETRO - Japan External Trade Organization)
    • 15h30 - Painel "Minas Gerais e Belo Horizonte: Oportunidade de negócios e desafios" (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais)

Dia 18, segunda-feira, às 14h - Auditório da Universidade Unimontes, na cidade de Montes Claros-MG
I Seminário Internacional Brasil-Japão para a gestão do risco de tremores de terra em Montes Claros

Encontro Internacional Brasil-Japão
Local: Auditório do Expominas
Av. Amazonas, 6030 - Gameleira - Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 3657-4811


Festival do Japão em Minas 2013

Festival do Japão em Minas 2013Aqueles que estão em busca de vivenciar a cultura japonesa podem aproveitar a programação do Festival do Japão, que vai do dia 15 ao dia 17 de março.

As atividades incluem oficinas gratuitas e outras atrações como apresentações de: dança folclórica Awaodori, da província de Tokushima; dança Yosakoi-soran (província de Hokkaido); Taiko (tambores japoneses); Kaitoshamidaiko (grupo musical que toca koto, shamisen e shakuhashi) e Artes Marciais: Judô, Kendô, Iaidô e Aikidô.

Entre as oficinas gratuitas estão as de: Sumiê (tipo de pintura), Mangá (desenhos japoneses), Furoshiki (arte de embalagem utilizando tecido), Wrapping (arte de embalagem), Pipamodelismo (arte de construir pipas) e Kirigami (arte de recortar e dobrar papéis).

Há ainda o espaço para os bazaristas, que estarão comercializando artesanato, utensílios domésticos, porcelanas japonesas, decoração, chapéus, roupas, brinquedos, presentes, entre outros itens.

Já a área de gastronomia oferece aos visitantes diferentes iguarias da culinária japonesa, incluindo um dos pratos regionais em nosso país, o tradicional Feijão Tropeiro.

Festival do Japão em Minas 2013
Data: de 15 a 17 de março de 2013
Local: Auditório do Expominas
Av. Amazonas, 6030 - Gameleira - Belo Horizonte - MG
Sexta, das 14h às 21h / Sábado, das 10h às 21h / Domingo, das 10h às 17h
Entrada: R$ 10,00 (meia entrada para menores de 12 anos, estudantes e idosos)
Informações: (31) 3657-4811
www.festivaldojapaominas.com.br
Fonte: Bunkyo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo