quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Peixes são tema de exposição e brincadeiras em festivais no Japão

Os japoneses celebram as estações do ano em ‘matsuris’, os festivais.
Os eventos são como quermesses, mas ao redor dos templos xintoístas.

Peixes são tema de exposição e brincadeiras em festivais no JapãoO peixe é a base da culinária do Japão, mas ele também pode ser  obra de arte.Tóquio tem uma exposição no centro da cidade com milhares de peixes ornamentais.

Os japoneses adoram celebrar as estações do ano em ‘matsuris’, os festivais. Os de verão costumam ser os mais animados. É como uma quermesse brasileira, mas ao redor dos templos xintoístas.

As festas ficam cheias de barraquinhas vendendo todo tipo de comida. Também é hora de se usar a melhor roupa, ou os yukatás, os quimonos de verão, usados por mulheres, homens e crianças.

A popularidade da brincadeira é medida pelo tamanho da fila. Ela consiste em uma redinha feita com papel muito fino, que deve ficar dentro da água, tentando pescar os peixinhos de duas piscinas. 

Os peixinhos são rápidos e a redinha, chamada puçá, se desmancha rapidamente, mas ninguém sai de mão vazia.

Este verão japonês está sendo marcado pelo encantamento com os peixes e seus aquários. Este verão japonês está sendo marcado pelo encantamento com os peixes e seus aquários. Hobby de tanta gente, mas elevados a obras de arte em uma exposição no centro de Tóquio.

São milhares de peixes ornamentais, nas mais diversas cores. Com efeitos de luz, alguns se transformam. O destaque da mostra é um conjunto de 15 aquários e 200 peixes.

As lanternas criam um clima de volta no tempo e pinturas antigas deixam claro que a brincadeira da pescaria na rua vem de longe. No fim da exposição, o quimono ganha vida, em uma projeção cheia de efeitos e peixes de verdade. É a mistura do que o Japão tem de melhor: tecnologia, tradição e delicadeza.
Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo