segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

43º Moti Tsuki Matsuri

43º Moti Tsuki MatsuriConhecido como Festival do Bolinho da Prosperidade, o Moti Tsuki Matsuri é uma tradição milenar no Japão e consiste em “bater moti”. Os motis são bolinhos feitos de arroz "socado" num pilão, o "ussu", por uma espécie de marreta, o "tsuchi". Várias pessoas se revezam no trabalho de socagem do moti, que simboliza o esforço humano para se ter boa sorte no ano que está chegando. No festival os motis são distribuídos aos visitantes.

O Festival do Bolinho da Prosperidade, 43º Moti Tsuki Matsuri acontece no dia 31 de dezembro de 2013, a partir das 8 horas da manhã. Nesse horário começa a distribuição de 20 mil saquinhos de moti (bolinho de arroz) abençoado ao público. Às 10 horas, está programada a abertura oficial, com apresentação do grupo Tenryu Wadaiko de São Miguel Paulista, e com a cerimônia xintoista do reverendo Kazuo Osaka, do templo Nambei Jingu.

O “moti tsuki”, que é o ato de socar o arroz no pilão, terá início às 10h30, com o revezamento entre autoridades presentes. A partir desse horário até as 13 horas, uma grande equipe estará trabalhando para preparar e servir 3.000 tigelas de ozoni (sopa com bolinho de arroz), que é um costume japonês do Ano Novo. O evento acontece simultaneamente com o Japão, e como há 12 horas de diferença de fuso horário, no Japão é noite.

43° Moti Tsuki Matsuri
Local: Praça da Liberdade
Endereço: Praça da Liberdade, s/n.
Horário: 31/12 das 8h às 13h.
Promotor: Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal)
site: acal.org.br/site/eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo