domingo, 19 de janeiro de 2014

Receita de Oyako-don

Oyako-donoyakodon
Ingredientes (para 4 porções)
・160 gramas de frango desossado
・100 gramas de cebola
・3 ovos

Molho
・1 xícara (200ml) de água
・1 colher de sopa (9g) de açúcar
・2 colheres de sopa (30ml) de shoyu
・4 porções de arroz 

Modo de preparo
Cozinhe o arroz de antemão.

Corte o frango e a cebola. Corte o frango no sentido do comprimento, fazendo tiras de cerca de 2 cm de largura. Pegue cada tira e com a faca inclinada, faça fatias de 5 mm. Fatie as cebolas na mesma espessura do frango. Bata 3 ovos numa tigela à parte.

Coloque os ingredientes do molho em uma frigideira e leve ao fogo para ferver. Espalhe as fatias de frango e cebola de forma uniforme por toda a frigideira. Tampe e deixe cozinhando em fogo brando por 4 minutos. Tire a tampa. Certifique-se que tudo esteja fervendo e acrescente os ovos batidos fazendo movimentos circulares. Deixe até que os ovos fiquem meio cozidos. Apague o fogo e tampe a frigideira para deixar abafar no próprio calor por 1 ou 2 minutos.

Pegue 4 tigelas fundas(donburi). Coloque uma porção de arroz em cada tigela e guarneça com a mistura de frango e ovos, junto com o molho.

Oyako-donOyako-don2Oyako-don3

Prato do cotidiano japonês e suas versões

O termo don, do nome Oyako-don, se refere ao donburi, uma tigela de tamanho maior do que a tigelinha normal usada para servir arroz. Os pratos feitos de arroz por baixo com guarnições por cima, servidos nos donburis, recebem o nome de donburimono. Existem vários tipos no Japão. Os mais comuns incluem o Tempura-don (arroz coberto com tempura e um molho a base de shoyu) e o Gyu-don (arroz coberto com fatias de carne cozida). Embora não sejam conhecidos fora do Japão como o sushi ou o tempura, os donburimonos são pratos do cotidiano japonês. Cadeias de restaurantes por todo o Japão se especializam em Gyu-don e Oyako-don. Novos tipos de donburimonos surgem a todo momento com ingredientes novos e diferentes. Cubra o arroz com sua própria guarnição e crie o seu donburimono original e exclusivo.
Fonte: NHK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo