domingo, 2 de fevereiro de 2014

Yasai no asazuke (picles simples de verduras e legumes à moda japonesa)

Yasai no asazukeYasai no asazuke
Ingredientes (para 4 porções)
・100 g de repolho
・1 pepino (100 g)
・1/4 de cenoura (40 g)
・1 nabo redondo com folhas (60 g)
* Os vegetais são, no total, de aproximadamente 300 g de peso

・1 colher de chá de sal
・1/2 colher de chá de açúcar
・1/2 colher de chá de vinagre
・1/4 de xícara de água (50 ml)

Modo de preparo
Lave os legumes com cuidado. Remova as folhas do nabo, na base. Escalde as folhas do nabo em água fervida por cercca de 5 segundos e coloque-as em água fria. Escorra-as e esprema o excesso de umidade. Corte as folhas em comprimento de 3 cm. Em seguida, descasque o nabo. Corte pela metade ao longo e, então, em fatias de 5 mm de espessura. Corte o repolho em quadrados de 3 cm de lado. Descasque a cenoura e corte-a da mesma maneira que o nabo. Corte pela metade e, em seguida, em fatias o mais fino possível. Corte o pepino em ângulos de forma a obter fatias do mesmo tamanho das da cenoura. A espessura das fatias devem ser de 5 mm. Misture todos os vegetais.

Coloque sal, açúcar e vinagre em uma tigela e adicione as verduras e os legumes. Misture tudo com as mãos de modo que os legumes fiquem uniformemente temperados. Faça isso com cuidado para não quebrar ou machucar os vegetais. Adicione água e misture.

Coloque todo o conteúdo da tigela em um saco plástico. Feche o saco torcendo a boca e coloque-o dentro de uma tigela limpa. Coloque sobre o saco um peso como, por exemplo, pratos. O peso deve ser aproximadamente igual ao peso dos vegetais. Deixe o conteúdo descansar por 3 a 6 horas. Os picles estão prontos para comer.

Yasai no asazuke1Yasai no asazuke2Yasai no asazuke3

Picles do Japão
O Japão é um país cercado por mares. Acredita-se que as pessoas façam alimentos em conserva desde os tempos pré-históricos imergindo-os na água do mar. As primeiras referências escritas desse método de preservação datam do século 8.

Fazer picles de vegetais não é somente um método de conservação de alimentos. É, também, um meio de lhes dar um bom sabor. A conservação pode ser feita de várias formas como, por exemplo, com sal, shoyu, farelo de arroz e vinagre. As variedades de picles no Japão são praticamente infinitas.

Um dos picles mais populares é o "takuan". Os nabos compridos são secos e, em seguida, colocados em conserva em farelo de arroz. Outro tipo de conserva bastante apreciado é o "umeboshi", as ameixas salgadas e secas. O "rakkyo", um tipo de cebolinha conservada em vinagre de cereais, é popular também. Picles à moda japonesa são acompanhamentos perfeitos do arroz branco recém-cozido.
Fonte: NHK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo