sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

9º Festa do Ano Novo Chinês

Com muita dança e música a capital paulista vai comemorar mais uma edição do Ano Novo Chinês

9ª Festa do Ano Novo ChinêsNos dias 01 e 02 de fevereiro a cidade de São Paulo vai se “vestir” de vermelho, amarelo e dourado para celebrar o Ano Novo Chinês. A festa acontece na Liberdade – no bairro mais oriental da capital paulista, entre a rua Galvão Bueno e a praça da Liberdade e marca a entrada do Ano do Cavalo.

Organizada pela JCI Brasil-China (Junior ChamberInternational) – entidade internacional que congrega jovens com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os países – a festa, que é comemorada em várias partes do mundo, chega a sua 9ª edição em terras tupiniquins e promete muitas novidades para 2014. “Nossa expectativa é reunir mais de 150 mil pessoas nos dois dias de festa”, conta o presidente da entidade, Benjamim Ting.

Segundo os organizadores a Festa de Ano Novo Chinês no Brasil já está entre uma das cinco maiores festividades do mundo, fora da Ásia. Além de São Paulo, comemoram a data de maneira grandiosa as cidades de São Francisco, Nova Iorque, Boston e Los Angeles, nos Estados Unidos, Toronto e Vancouver, no Canadá, Sidney na Austrália e Buenos Aires, na Argentina.

Colorida e movimentada, a celebração vai contar com uma extensa programação cultural com diversas manifestações da cultura chinesa como apresentações de lutas marciais, atrações musicais, desfiles de trajes típicos, culto ecumênico e até mini-aulas de mandarim e fengshui. Além de barraquinhas que trarão o melhor da típica culinária chinesa e diversos artesanatos tradicionais, o e tão esperado show com fogos de artifício.

O evento tem início, no dia 01, com o desfile da Dança do Leão e do Dragão, que começa na rua Galvão Bueno e só termina no palco na praça, onde acontece a abertura oficial da festa, que conta com a presença de autoridades, políticos, lideranças e representantes da comunidade chinesa no Brasil.01 de fevereiro de 2014 os chineses iniciam o ano 4712, o Ano do Cavalo.

“Uma das novidades para essa edição é uma ação sustentável que estamos organizando para recolher latinhas e garrafas pet para reciclagem. Teremos uma máquina para recolher esse material, que vai gerar um cupom de desconto, que pode ser utilizado na compra dos produtos vendidos na festa”, finaliza Ting.

Em sua terra natal
O Ano Novo é o feriado mais importante em toda a Ásia. No período dos festejos, a China para por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano. Normalmente são realizadas grandes festas em casa ou em restaurantes. Nas refeições é comum uma ampla variedade de pratos, a maioria a base de peixes, símbolo da fartura.

Nessa data é comum entre os chineses voltarem para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos (o hongbao) contendo dinheiro. Como na celebração ocidental, o momento mais esperado da comemoração do Ano Novo Chinês é a queima de fogos de artifício, que segunda a crença chinesa, atrai sorte e espanta as energias negativas.

É possível encontrar mais informações sobre a comemoração e a programação completa da celebração em São Paulo, no site oficial do evento o www.anonovochines.org.br, e nas redes sociais: facebook.com/anonovochines ou twitter.com/anonovochines.

Programação da festa: www.anonovochines.org.br/prog.htm

9ª Festa do Ano Novo Chinês

Quando: 01 e 02 de fevereiro de 2014
Quanto: Gratuito
Onde: Praça da Liberdade, Liberdade, São Paulo/SP
Fonte: Revista Mundo OK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo