domingo, 25 de maio de 2014

Receita de imo-yokan (barra de batata-doce)

Imo-yokan (barra de batata-doce)
Ingredientes (para 4 porções)Imo-yokan
・200 g de batata-doce
・40 g de açúcar
・1/6 de colher de chá de sal
・2 colheres de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo
Lave a batata-doce e corte em rodelas de 2 cm de espessura. Mergulhe em água por cerca de 10 minutos e escorra.

Coloque as rodelas numa panela com água suficiente para cobrir e leve ao fogo médio. Ao levantar fervura, reduza a chama para o fogo baixo e cozinhe por 15-16 minutos até que as rodelas fiquem macias (as bordas começarão a quebrar).

Escorra a batata-doce numa peneira e depois amasse com uma colher de pau. Use a colher para passar o purê pela peneira. Faça isto enquanto a batata ainda está quente.

Adicione o açúcar, sal, farinha de trigo e misture. Espalhe a massa numa folha de filme plástico e molde para que fique numa altura de 2 cm. Embrulhe a massa com o filme plástico e molde formando uma barra de cerca de 10 cm de comprimento, 5-6 cm de largura e 2 cm de altura.

Coloque numa panela a vapor com tampa e abafe em fogo médio por cerca de 15 minutos.

Remova da panela e deixe esfriar sobre uma superfície lisa. Desembrulhe e corte em fatias de cerca de 2 cm para servir.

Imo-yokan1Imo-yokan2Imo-yokan3

Yokan: história e variedades
Yokan é originalmente um prato chinês – uma sopa feita com carneiro – introduzido no Japão por volta dos séculos 13 e 14. Naquela época, a proibição dos monges budistas consumirem carne fez com que ela fosse substituida por outros ingredientes como bolinhos feitos no vapor, usando feijão azuki, arroz ou farinha de trigo.

Os bolinhos começaram a ser servidos sem a sopa, como doces para cerimônias do chá por volta dos séculos 15 e 16. O ágar, que pode ser usado como gelatina para endurecer líquidos, começou a ser usado no século 17. Açúcar e ágar eram cozidos e adicionados ao purê de feijão azuki, depois colocados em moldes retangulares de madeira. Esta é a variedade mais comum do yokan atual.

Contudo, o açúcar e o feijão azuki eram caros, o que tornava o yokan inacessível para a maioria das pessoas. Uma loja de Tóquio inventou uma variedade de yokan que usava a batata-doce, que era mais barata que o feijão azuki, em torno do ano 1900. Essa variedade foi chamada de imo-yokan.

Existem também variedades de yokan feitas com produtos locais como a castanha portuguesa, caquis ou maçãs.
Fonte: NHK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo