domingo, 8 de junho de 2014

Poteto sarada (salada de batata à moda japonesa)

Poteto sarada
Ingredientes (para 4 porções)Poteto sarada
・3 batatas (400 g)
・1/3 de cenoura (40 g)
・1 pepino japonês pequeno
・20 g de cebola

・1 colher de chá de vinagre (prefira o de arroz)
・1/3 de colher de chá de sal
・Pimenta do reino

Para o molho
・70 g de maionese
・1 colher de chá de mostarda francesa
・1/2 colher de chá de açúcar

Modo de preparo
Descasque as batatas e corte em cruz no sentido do comprimento. Depois fatie a partir da ponta em espaços de 2 centímetros. Mergulhe as fatias na água por um ou dois minutos e escorra. Descasque e corte a cenoura da mesma maneira e corte em fatias de 5 milímetros.

Coloque a batata e a cenoura numa panela de cozimento à vapor tampada e deixe abafar de 16 a 20 minutos, até que fiquem macias. Remova da panela e tempere com o vinagre, o sal e a pimenta do reino. Amasse metade das batatas com um garfo. Reserve a outra metade. Deixe tudo esfriar até a temperatura ambiente.

Corte a cebola em fatias bem finas e fatie o pepino em rodelas de 1 milímetro de espessura. Coloque a cebola numa tigela e esfregue com um pouco de sal. Misture as fatias de pepino com a cebola e deixe descansar por cerca de 5 minutos até amaciar. Depois esprema levemente entre as mãos para tirar o excesso de líquido.

Misture os ingredientes do molho numa tigela. Depois adicione a cebola e o pepino. Misture delicadamente com as batatas e a cenoura, e sirva.

Poteto sarada1Poteto sarada2Poteto sarada3

Poteto sarada: favorita no Japão
Esta salada provavelmente surgiu no Japão pela primeira vez no final do século 19, quando o país se abriu para o mundo de fora e ficou exposto à cultura ocidental. Mas naquela época era diferente, não do tipo temperado com maionese como hoje. A salada era feita com batatas cozidas e temperadas com sal, vinagre, azeite de oliva e outros condimentos.

A maionese pronta começou a ser fabricada e vendida no Japão em 1925. A popularidade crescente da maionese fez com que a salada mudasse para o que ela é hoje.

Nas seções de delicatessen dos supermercados sempre se encontra a "poteto sarada". Ela é um item popular, não somente como um acompanhamento mas também como petisco para bebidas alcoólicas.

Além disso, essa salada é usada no Japão para rechear sanduíches. A batata e a maionese combinam muito bem com pão.
Fonte: NHK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo