domingo, 1 de dezembro de 2013

Satsuma-imo no Mushi-pan (pão de batata doce no vapor)

Satsuma-imo no Mushi-pan
Ingredientes (para 4 porções)Satsuma-imo no Mushi-pan
Para 12 pães
・200g de batata doce
・2 colheres de sopa de uvas passas
・150g de farinha de trigo
・2 colheres de chá de fermento em pó (8g)
・1 ovo
・60g de açúcar
・Pitada de sal
・1 colher de sopa de óleo vegetal  (15ml)
・6 colheres de sopa de água  (90ml)

Modo de preparo
Corte a batata doce em cubos de 1cm, mergulhe em água para evitar que ela perca a cor. Lave e escorra as passas.

Unte forminhas de assar ou forre com papel de forno. Passe a farinha de trigo por uma peneira depois de misturar o sal e o fermento em pó.

Divida a gema e a clara do ovo em tigelas separadas. Misture o óleo vegetal, água e o açúcar (reservando 1 colher de sopa para a clara) com a gema. Bata a clara, acrescente o açúcar reservado e bata até ficar em ponto de neve.

Misture delicadamente a mistura de gema com a clara em neve, e acrescente a farinha peneirada suavemente. Junte a batata doce escorrida e as passas.

Divida a mistura nas forminhas. Coloque na panela de cozimento a vapor já fervendo e deixe em fogo alto por 20 minutos.

Satsuma-imo no Mushi-pan1Satsuma-imo no Mushi-pan2Satsuma-imo no Mushi-pan3

Diferentes variedades e versões regionais do Mushi-pan (pão assado no vapor)
O mushi-pan, ou pão assado no vapor, é um lanche popular no Japão. Ele costumava ser feito em casa. Batata doce, yomogi (erva bastante usada em doces japoneses, da família da artemísia) e feijão azuki são os tipos mais tradicionais de recheio.

Hoje muitas pessoas compram os pães no vapor ao invés de fazer em casa. Versões feitas com açúcar mascavo, queijo e outros ingredientes são fáceis de encontrar em padarias, lojas de conveniência e supermercados.

O mushi-pan teria nascido do baozi e do mantou, os pães chineses no vapor feitos com farinha de trigo, e que foram introduzidos no Japão por volta do século 13 e 14. No entanto, eles não fizeram sucesso até que fermentos, como o bicarbonato de sódio ficassem mais fáceis de obter, o que aconteceu por volta do século 19. Pães assados no vapor eram um ítem frequente nas mesas do Japão, devido à facilidade de se obter farinha de trigo no período pós-guerra.

Muitas regiões do Japão têm sua própria variedade de pão no vapor. A província de Iwate é famosa pelo ganzuki, um pão no vapor que leva uma generosa cobertura de gergelim e nozes, enquanto a província de Fukushima é famosa pelo misô-pan, que leva a pasta de soja chamada misô, misturada na massa.
Fonte: NHK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo