segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Origem do Japão


O Japão (em japonês 日本国 (Nippon koku, Nihon koku), Nippon ou Nihon (literalmente "origem do sol" ou "terra do sol nascente"), é um país insular do Extremo Oriente, formado por um arquipélago situado ao largo da costa nordeste da Ásia. Sua capital é a metrópole de Tóquio.
O país é formado por quatro grandes ilhas, Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido, e mais 6.848 pequenas ilhas [5], que fazem dele um arquipélago localizado entre o mar de Okhotsk a norte, o Oceano Pacífico a leste e a sul e o Mar da China Oriental e o mar do Japão a oeste. Através do mar do Japão e do Mar de Okhotsk, contacta com a Rússia, o Estreito da Coreia, a sudoeste, fornece ligação à Coreia do Sul, e na extremidade sul das ilhas Riukyu aproxima-se de ilha de Taiwan. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões. O Monte Fuji, montanha mais alta do Japão, por exemplo, é um vulcão.
Seu povoamento remonta ao Paleolítico. A influência de outros povos seguidos por períodos de isolamento caracteriza a história do Japão o que tornou sua cultura uma mistura de influências externas e criações autóctones. Desde a promulgação de sua Constituição em 1947 o Japão manteve uma monarquia constitucional com um imperador e um parlamento eleito, a Dieta.
Com uma população de pouco mais de 127 milhões de pessoas, o Japão é o décimo país mais populoso do mundo. A Região Metropolitana de Tóquio, que inclui Tóquio (a capital do país) e várias cidades vizinhas, é a maior concentração urbana do mundo com cerca de 30 milhões de habitantes. O país tem a segunda maior economia do mundo por PIB nominal, é o quarto maior exportador mundial e sexto maior importador com o quarto maior orçamento de defesa. É membro das Nações Unidas e de vários grupos internacionais como o G8, G4 e APEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo