quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Maneki neko

O maneki neko é um dos mais famosos símbolos da sorte na cultura japonesa. É muito visto em entradas e balcões de lojas no Japão e aqui no Brasil também.
Diversas histórias falam sobre a origem do maneki neko. A versão mais popular é datada do século XVII e conta que um monge do templo Goutokuji tinha uma gata chamada Tama. Enquanto ele comentava sobre as precárias condições do templo à gata, um samurai, Ii Naotaka, que voltava da batalha de Tennoji, passava em frente ao templo quando começou a cair uma tempestade.
Naotaka correu para se abrigar embaixo de uma árvore e ao esperar a chuva passar, viu Tama sentada acenando para ele. Surpreso com a habilidade do felino, enquanto corria até Goutokuji um raio fulminante caiu na árvore que há pouco o abrigara.
O samurai entendeu que o gato salvara a sua vida e imediatamente entrou no templo para rezar em agradecimento à sua vida. Assim que entrou no recinto, Naotaka percebeu a condição precária do templo e doou todo o dinheiro que ele tinha consigo naquele momento.
A partir de então, a família de Naotaka e todo o povo de Goutokuji passou a freqüentar o templo, trazendo a prosperidade ao local. Para homenagear o gesto de Tama, foi esculpido no local uma estátua da gata reproduzindo o gesto. Depois de um tempo, miniaturas da estátua passaram a ser distribuídas aos visitantes do templo.
Da lembrança de Goutokuji até os dias de hoje o maneki neko mudou bastante e atualmente ele é fabricado com algumas particularidades:
- Uma moeda dourada chamada Koban: usada no período Edo, esta moeda valia 10 milhões de ryô.
- Um colar vermelho: durante o período Edo, o gato era um animal de estimação muito caro e as mulheres ricas da época enfeitavam seus gatos com um colar vermelho feito de hichirimen (uma flor vermelha) e um sino para saberem por onde andava o gato.
- Um avental: provavelmente relacionado com o Jizo Bodhisattva, protetor das crianças mortas e das gestantes.
Quando o maneki neko está com a sua pata direita levantada, o gato atrai dinheiro e quando é a esquerda, atrai clientes. Alguns dizem também que a pata esquerda levantada é para bares (no Japão costuma-se dizer que quem bebe bem, é canhoto) e a direita para lojas.
O gesto do gato para chamar alguém é um costume bastante particular dos japoneses, onde levanta-se a mão e com palma virada para frente, dobra-se somente os dedos. Acredita-se também que quanto mais levantada for a pata, maior a fortuna que o gato trará.

Significados das variações:

  • Gato branco: pureza e divindade
  • Gato preto: saúde e espanta maus espíritos
  • Gato vermelho: proteção, espanta maus espíritos e saúde
  • Gato rosa: amor
  • Gato roxo: força artística
  • Gato verde: boa saúde e força nos estudos
  • Gato dourado: riquezas
  • Gato gordo “sumô”: prosperidade
  • Moeda na mão: ganho financeiro
  • Peixe na mão: prosperidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Irashaimasse

Seja bem vindo