Tori Katsu é um prato à milanesa, crocante e delicioso. Tori significa ave em japonês e Katsu é do nome que significava carnes em geral no Japão, dando origem ao Tonkatsu, o empanado de carne de porco. Pode ser de carne de vaca, de porco, de peixe, de frango ou feito com muitos outros ingredientes.
Esses pratos são da culinária denominada “yoshoku”, inspirados na culinária ocidental e adaptados ao paladar japonês. Normalmente o Tori Katsu, que também é muito popular na Coreia e no Havaí, é servido com o molho Tonkatsu, uma adaptação para os japoneses a partir de um molho ocidental.
Para a receita do empanado, um molho que também pode ser mais uma opção para agradar o paladar ocidental. É uma versão diferente e cremosa do molho vinagrete.
Ingredientes:
Modo de Preparo:
- Passe leves pitadas de sal e pimenta branca sobre os filés ou as coxas e sobrecoxas e reserve.
- Depois de empanados, frite em óleo a 170 graus. Controle a temperatura, mantendo o fogo médio, para não deixar a carne seca e a fritura escura. Quando os empanados começarem a boiar no óleo, já é hora de tirá-los e passá-los para o escorredor.
- Pique o repolho, bem fininho, passe-o na água, deixe escorrer e monte-o no prato. Coloque alguma decoração sobre e termine de montar o prato com o Tori Katsu, cortado em tiras. Se quiser, pode colocar um pouquinho de mostarda para acompanhar.
- 2 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- ½ colher de chá de pimenta do reino
- 1 pitada de pimenta vermelha
- 6 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 150ml de água fervida
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 3 colheres de sopa de molho inglês
- 4 colheres de sopa de sake
- 3 tomates médios
- 1 pimentão verde médio
- 2 limões sicilianos
- 1 colher de sopa de suco de gengibre descascado
- Salsinha a gosto
- Sal a gosto
Modo de Preparo:
- Pique 1 ½ cebola, o alho e frite no azeite com as pimentas pretas e vermelhas.
- Antes de dourar a cebola, adicione o pimentão picado e termine de dourá-la.
- Adicione a água fria com shoyu, o molho inglês e o sake.
- Assim que pegar fervura em fogo médio, desligue o fogo e reserve, deixando esfriar.
- Retire as sementes de 2 tomates, corte-os em pedaços, junte-os com o refogado de cebola quando já estiver frio, bata tudo no liquidificador e reserve.
- Acrescente a ½ cebola e o tomate sem sementes, picados bem miudinhos, junto com a salsinha picada, o suco dos limões, do gengibre e acerte o sal.
Dicas
- Corte o filé de frango ao meio caso seja grande, assim você terá duas porções e uma fritura mais rápida para que não fique seco.
- Se usar a coxa e sobrecoxa, corte e divida a coxa da sobrecoxa que é menor, coloque um filme plástico sobre e bata com um martelo para amaciar carnes.
- Perfure o filé com um garfo dos dois lados antes de passar o sal e a pimenta.
- Assim que passar na farinha de trigo, no ovo e no panko (farinha de rosca japonesa em flocos), deixe descansar na geladeira por umas 4 horas.
Fonte: IPC Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário