Apresentada no Salão de Tóquio no ano passado, o Ev-Neo será uma das próximas novidade das ruas japonesas. A Honda divulgou que sua scooter elétrica será comercializada a partir de dezembro de 2010, a princípio no Japão. Para o Brasil, não tem previsão.
Construída para aguentar trabalhos árduos, o lançamento possui baterias de íon-litio que são capazes de serem recarregadas em menos de 30 minutos e têm uma autonomia de até 30 km, equivalente a de um scooter de baixa cilindrada. Outra vantagem é que a Ev-Neo é silenciosa.
Segundo o diretor-executivo da Honda, Toshiyuki Inuma, esse lançamento coloca a Honda no mercado de veículos elétricos, uma área na qual a empresa vinha tendo participação menor que as rivais Nissan e Mitsubishi.
Inuma ainda acrescentou:"O mercado das motocicletas é muito mais ágil (que o de outros veículos), isso nos permite tentar mais coisas".
Para estimular a compra, a Honda pretende fazer um plano de financiamento que faria com que a motocicleta, nas parcelas divididas em três anos, custe menos que uma moto comum, levando em conta os gastos com gasolina. O preço deve ser em torno de US$ 6 mil e US$ 8 mil. O principal alvo de vendas da montadora japonesa são as empresas que fazem muitas entregas, como os jornais e as pizzarias.
O interesse ecológico tem crescido bastante no Japão e o governo oferece incentivos para a fabricação de veículos híbridos. Isso ajudou, por exemplo, o Prius, da Toyota, a ser o carro mais vendido do país por quase um ano. "Algumas empresas vão querer usar a EV-Neo para deixar claro que são ecológicas", constatou Inuma, se orgulhando: "A nossa scooter não é apenas silenciosa e sustentável, mas ela também não cheira a óleo, o que fará dela um ‘hit’ em nações industrializadas".
Fonte: São Paulo Shimbun
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